terça-feira, 25 junho 2024
MAIO LARANJA

Dia de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes

Palestra destaca a importância da prevenção
Por
Redação
Foto: Divulgação

Esse sábado (18), foi o Dia de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes – uma luta que todos devemos manter durante todo o ano. É o mês denominado “Maio Laranja”, criado para marcar com ações práticas o combate a esse grave problema social, buscando conscientizar a sociedade sobre a necessidade de proteger os mais vulneráveis e promover a prevenção desses crimes.

Por isso, o neste ano, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Prefeitura de Nova Odessa, sob coordenação da assistente social Solange Paulon, organiza uma palestra para discutir o tema.

O encontro acontece no próximo dia 24 de maio, sexta-feira, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, na Avenida Carlos Botelho. A palestra abordará o tema “Violência Sexual e suas Consequências para o Desenvolvimento Psicoafetivo de Crianças e Adolescentes”.

De acordo com a coordenadora do CREAS, a divulgação deste projeto é extremamente importante para defender as crianças e adolescentes. “Família, Estado, comunidade e toda a sociedade deve se empenhar na proteção integral da criança e fazer garantir o cumprimento do artigo 227 da Constituição Federal, que fala sobre os direitos da criança e do adolescente, mantendo-os salvos de qualquer tipo de violação ou negligência”, afirmou.

A palestrante do evento, Cristina Marcondes, é psicóloga e psicanalista com grande experiência na proteção social especial, especialmente em situações de média e alta complexidade.

“Ela vai trazer todo o seu conhecimento para enriquecer mais ainda o tema discutido. Com atuação no Sistema Único de Assistência Social, Cristina Marcondes irá abordar temas relacionados aos impactos da violência sexual na vida de crianças e adolescentes”, destacou Solange.

O público-alvo da palestra são os profissionais que atuam na Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, incluindo representantes das escolas municipais, estaduais e privadas, além das instituições sociais.

Segundo a conselheira tutelar Beth Barilon, o Conselho Tutelar de Nova Odessa também realiza um trabalho permanente de proteção às crianças e adolescentes da sede. “Realizamos atendimentos e recebemos denúncias presenciais e via telefone, além de tudo o que é referente à violação de direitos da criança e do adolescente”, completou.

“No Brasil, cada uma hora, quatro crianças são vítimas de violência sexual, segundo dados do Disque 100 Direitos Humanos e a situação é ainda mais agravante porque apenas 7% dos casos são denunciados, fazendo com que as crianças cresçam trazendo consigo as consequências físicas, psicológicas e emocionais dos traumas vividos, prejudicando no desenvolvimento integral da criança”, finalizou Solange.

MAIO LARANJA

O “Maio Laranja” é dedicado à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante todo o mês, diversas iniciativas são promovidas em todo o país para sensibilizar a sociedade sobre essa questão tão delicada. A cor laranja foi escolhida como símbolo dessa campanha, representando a necessidade e expor esse problema, que na maioria dos casos, não é denunciado.

O objetivo é não apenas alertar sobre os perigos do abuso e da exploração sexual, mas também fornecer informações sobre como prevenir, identificar e denunciar casos desses crimes. É um momento de mobilização e engajamento de toda a sociedade em prol da proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Além disso, o Maio Laranja também serve como um momento de reflexão e solidariedade às vítimas desses crimes. É uma oportunidade para oferecer apoio, acolhimento e assistência às crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, garantindo que tenham acesso aos cuidados necessários.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também