quinta-feira, 29 fevereiro 2024
SANTO CASAMENTEIRO

Dia de Santo Antônio: Conheça a origem do feriado e as simpatias do santo padroeiro de Americana

Além de ser considerado como santo casamenteiro, tem também uma trajetória repleta de tradições
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução/Rede TODODIA

Nesta terça-feira (13), Americana entra em festa em comemoração ao santo padroeiro da cidade: Hoje é dia de Santo Antônio!

Antônio de Pádua, o padroeiro da igreja católica, considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, é conhecido como “santo casamenteiro”. Mas claro que, a fama de Santo Antônio vai muito além de unir os casais no amor.

A data foi escolhida em homenagem a Antônio de Pádua, em decorrência da data da sua morte em 13 de junho de 1231. O frade franciscano abdicou de riquezas para viver pela igreja e aos mais pobres. Protetor das coisas perdidas, dos casamentos e dos pobres, fez muitos milagres em vida. Curando enfermos de doenças, ajudando os mais pobres e até as noivas.

A história principal que dá a Santo Antônio o título de “santo casamenteiro” vem da lenda de que, ao ouvir as preces de uma fiel que queria casar, entregou um bilhete e disse para a mulher buscar um comerciante. O bilhete dizia que o comerciante desse à moça, em moedas de prata, o equivalente ao peso do papel.

O homem achou que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, o peso final foi equivalente a 400 escudos da prata – peso depois lembrado pelo comerciante, igual ao que havia prometido ao Santo, e nunca havia cumprido a promessa.

Com essa cobrança para ajudar a moça, a jovem conseguiu se casar e o santo ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Outras histórias que dizem que o santo ajudava moças a conseguirem dotes para o casamento também fazem jus ao título que o santo detém.

Simpatias


Parte da cultura brasileira, uma das mais tradicionais são as feitas para o “santo casamenteiro” em busca de um namorado ou de um marido. Confira algumas das centenas de simpatias que os que estão em busca do amor costumam faze ao Santo Antônio:

1- Simpatia do copo d’água


Para essa simpatia, a mais clássica de todas, o fiel deve colocar uma imagem do Santo Antônio de cabeça para baixo dentro de um copo com água. Ao fazer isso, deverá pedir a ele que apresente alguém bom e que ambos se apaixonem e comecem um relacionamento. Mas claro, deverá dizer a ele que ele só sairá do castigo após atender sua prece.

2- Simpatia do Santo gelado


Os que não querem colocar a imagem do santo em um copo d’água podem colocá-lo de castigo dentro da geladeira. O mesmo processo: de cabeça para baixo, pedindo por um relacionamento com alguém bacana e tirando-o do castigo só depois de encontrar alguém.

3- Simpatia com as rosas


Nem todos gostam de deixar Santo Antônio de castigo, então para esses, existe a simpatia das rosas. Coloque sete rosas em um vaso em frente a imagem do santo casamenteiro. Reze pedindo um novo amor e assim que as pétalas secarem, leve-as para uma igreja onde acontecem muitos casamentos.

4- Simpatia do cravo


Em um vaso bonito e especial plante um pé de cravo branco e cuide dele com carinho até que floresça. Assim que florescer, é só escolher a flor mais bonita e oferecer ao Santo Antônio – claro que essa demora um pouco mais, dependendo de como você cuida da sua planta, o cravo pode florescer de 4 a 12 meses.

5- Acelerar casamento


Para quem já está em um relacionamento e quer casar logo, basta retirar três espinhos de uma rosa vermelha e colocar dentro de um vidro do perfume que a pessoa amada mais gosta que você use. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “caso seja a felicidade e a vontade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa e mantenha sempre a fé que subirá logo ao altar.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também