quarta-feira, 19 junho 2024
REPRESENTATIVIDADE

Educação de Americana foca em formações sobre consciência negra

Professores e Gestores receberão palestras de Natanael dos Santos e Bárbara Carine.
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

A Secretaria de Educação de Americana realiza neste mês, uma ação de apoio para a promoção da consciência negra nas escolas da rede municipal. Serão realizadas duas atividades voltadas para pedagogos e gestores.

As palestras serão ministradas pelo professor, historiador, pesquisador e escritor Natanael dos Santos e pela professora, escritora, empresária e palestrante Bárbara Carine.

A primeira formação acontece na sexta-feira (10), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME/SP). O tema “Trajetória do Africano em Território Brasileiro” será apresentado pelo palestrante Prof. Natanael dos Santos, que desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana, em teses de mestrado e doutorado, desde 1983.

No dia 16, é a vez da palestra com Bárbara Carine, autora do livro “Como ser um educador antirracista”. A obra vai nortear as falas da escritora, que também publicou “@Descolonizando_Saberes: Mulheres Negras na Ciência”, finalista do prêmio Jabuti 2021, “História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras”, finalista do prêmio Jabuti 2022 e o recém-lançado “Querido estudante negro”. Carine também é idealizadora, sócia e consultora pedagógica da Escola Afro-brasileira Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do Brasil.

De acordo com o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, a temática das palestras antirracistas já é presente no cotidiano das escolas. “Definimos estas atividades para o mês de maio, para jogar luz sobre ações afirmativas essenciais para a convivência igualitária e respeitosa”, declarou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também