sexta-feira, 19 abril 2024

Eles também esperam por Papai Noel

Pelo terceiro ano consecutivo, todos os 18 moradores do Lar dos Idosos Irmã Rosália, de Cosmópolis, foram apadrinhados neste Natal.

A campanha, organizada por duas voluntárias da cidade, foi realizada pelo Facebook, onde cada idoso posou para uma foto com uma plaquinha, dizendo o que gostaria de ganhar. Todos foram apadrinhados por mais de uma pessoa.

A iniciativa começou em 2016, inspirada por uma ação similar de Poços de Caldas (MG). A médica veterinária Gabriela Pires Franzoni Poletti, 24, e a fotógrafa Letícia de Paula Affonso, 26, propuseram a ideia para a direção do lar, que aceitou.

A campanha deu tão certo que já existem padrinhos praticamente cativos. “Tem algumas pessoas que todo ano apadrinham o Lar dos Idosos. Temos padrinhos que começaram a ir desde o primeiro ano e até hoje frequentam. E acho que é isso que eles (idosos) mais precisam. De atividades, de voluntários que estejam dispostos a conversar, ver um jogo, dar carinho, atenção”, comentou Gabriela.

A edição deste ano também provocou uma sensação diferente na voluntária. Ano passado havia 17 idosos no lar, mas um deles faleceu em 2018. Duas novas moradoras chegaram ao longo do ano.

“Para a gente é um pouco triste porque ficamos dois anos fazendo as fotos. Daí acaba tendo essa mudança, essa perda. A gente acaba sentindo um pouquinho”, contou Gabriela.

DIVERSÃO E EMOÇÃO
Alguns dos pedidos chamam a atenção. Assim como na primeira edição da campanha, Carlos, 82, quer ganhar de Natal um “cofrinho com muitooo… cascalho”. Segundo a auxiliar administrativa do lar, Ieda Kawano, o motivo é simples: ele adora pescar e quer garantir a diversão em 2019.

Enquanto isso, Jair também quer um cofrinho, mas para comprar uma nova cadeira de rodas. Ele será amadrinhado por uma moradora de São Paulo.

“O médico entendeu que precisava (da cadeira nova). Talvez seja o presente que vai causar mais comoção”, disse Gabriela.

Todos os idosos foram apadrinhados por mais de uma pessoa. Entretanto, como a procura foi muito grande, o lar também abriu a possibilidade de doações de itens de higiene pessoal, como fraudas geriátricas e papel higiênico, além de itens de alimentação, como café, leite, bolacha água e sal, entre outros.

“O lar está sempre precisando de itens de higiene, alimentação, etc.. São apenas 18 idosos e nós moramos em uma cidade de mais de 60 mil habitantes. Se 1%  tiver um pouco de atenção ao caso, eles não precisariam mais de nada”, afirmou Letícia.

No dia 23 de dezembro, às 15h, haverá uma festa de confraternização para a entrega dos presentes, com direito a comes e bebes e diversas atrações. O evento é aberto ao público.

“A Família Lar dos Idosos agradece imensamente pelo gesto tão nobre e se sente muito grata por tanto carinho dedicado a nossa instituição”, declarou Ieda.

Quem quiser colaborar com o lar pode entrar em contato pelo telefone (19) 3872-2525. A entidade é filantrópica e atua em Cosmópolis desde 1959. O endereço é Rua Presidente Getúlio Vargas, 678.

AMERICANA
Já em Americana, é tradicional que os moradores do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo escrevam cartinhas para o Papai Noel com os seus pedidos.

Assim como acontece em Cosmópolis, existem aqueles que colaboram todo o ano, tanto que as 33 cartinhas foram apadrinhadas no primeiro dia em que estiveram à disposição.

“Somem no mesmo dia, desaparecem (risos). Tanto que fizemos uma segunda cartinha, com pedidos gerais (itens de higiene e alimentação). A pessoa vem até aqui, escolhe a cartinha e se responsabiliza para trazer o presente”, contou a coordenadora do lar, Suellen Estevam Bortolotti.

A festa de confraternização acontece no dia 19, com um almoço especial. Antes, às 9h, será celebrada uma missa. O Lar dos Velhinhos de Americana fica na Avenida 9 de Julho, 733, no São Domingos.

O telefone para saber como colaborar com a entidade é (19) 3461-1449.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também