
Fiéis das Igreja Católica se reuniram ainda na madrugada, ou logo no início da manhã, para preparar a festa do corpo de Cristo.
A comunidade Católica de Santa Bárbara d´Oeste preparou, desde a madrugada, a tradicional festa de Corpus Christi. Vários pontos da cidade, próximo das 12 paróquias estabelecidos no município, preparam a festa do corpo de Cristo.
O coordenador da Catequese da Paróquia Santo Antônio, de Santa Bárbara d´Oeste, Domingos Nunes, afirmou que essa é uma experiência comunitária da sacralidade em torno da preparação do tapete.
“A festa de Corpus Christi na Igreja Católica é extremamente importante. É a segunda vez no ano que o corpo de Cristo vai sair do sacrário para visitar a comunidade. Uma rua, duas, dessa forma. Cada Pastoral, cada equipe escolhe a sua forma de homenagear Jesus Cristo”, resumiu.
Significado
No ato religioso de Corpus Christi, os católicos manifestam publicamente a fé na presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Em muitas paróquias, os tradicionais tapetes feitos de serragem e outros materiais são confeccionados nesta data com o objetivo de adornar o caminho pelo qual Nosso Senhor, presente no Santíssimo Sacramento, percorre as ruas da comunidade.
“Corpus Christi”, vem da língua latina e significa justamente “Corpo de Cristo”. É uma solenidade realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “festa de preceito”, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia.
A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana (Cân. 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”.

