sexta-feira, 19 abril 2024

Empresário Satoshi Ito morre aos 82 anos

O empresário japonês Satoshi Ito faleceu anteontem, aos 82 anos, em um hospital particular no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, onde estava internado desde o último dia 13. O patriarca da família Ito foi pioneiro na criação e implementação de granjas na região.
De acordo com o filho Eiji, o imigrante japonês sofreu uma infecção alimentar no dia em que foi hospitalizado. Ito fazia sessões de hemodiálise há mais de seis anos e sofria de arritmia.
PIONEIRISMO
Satoshi Ito nasceu na província de Hiroshima, no Japão, em 11 de janeiro de 1936. Aos 18 anos, decidiu vir para o Brasil a convite de parentes que já haviam se estabelecido no país. Ele chegou a São Bernardo do Campo em 19 de novembro de 1954. No ano seguinte, em Santo André, Ito já executava todos os serviços na granja do tio, concentrando-se na área de incubação, sexagem e entrega de pintinhos.
Em 1965, Ito tornou-se independente e iniciou a Granja Sumaré com 500 frangos. Ele teve a ajuda de sua esposa Mineko com quem havia se casado em 1966. O casal teve quatro filhos: Eiji, Hideki, Mitiko e Saburo.
No final de 2003 ele centralizou e automatizou todas as granjas de postura no Sítio do Toco de 25 alqueires.
“Pelo pioneirismo, dedicação e confiança na cidade que o acolheu, Satoshi Ito recebeu homenagem da Câmara Municipal de Sumaré”, lembrou Eiji. O empresário foi enterrado ontem no Cemitério da Saudade, em Sumaré. Ito deixou esposa, cinco filhos e dez netos.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também