segunda-feira, 23 junho 2025

Ensino Fundamental 1 é o melhor da região

Nova Odessa é destaque no Índice de Desenvolvimento de 2021

RANKING | O “Fund 1” da Rede Municipal alcançou índice 6,8, empatado com Itatiba (Foto: Divulgação / PMNO)

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, comemorou nesta segunda-feira (19) a nota alcançada pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental 1 de Nova Odessa no mais recente IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O “Fund 1” da Rede Municipal alcançou índice 6,8, empatado com Itatiba e à frente das demais 18 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Em Nova Odessa, 100% dos alunos do 1º ao 5º ano (ou “anos iniciais”) da rede pública de Educação são atendidos pela Prefeitura, enquanto o Estado fica responsável pelo Fundamental 2 (ou “anos finais”, do 6º ao 9º ano). A Rede Municipal tem cerca de 450 profissionais, distribuídos em 25 unidades, que atendem a 5,6 mil alunos (sendo 3,5 mil deles em turmas do “Fund 1”).

“Só temos que agradecer a todos os nossos diretores, professores e alunos por este excelente resultado, obtido em plena pandemia. Estamos cada vez mais investindo em novas tecnologias, materiais pedagógicos e nos profissionais da nossa Educação. Nossas crianças merecem o melhor e eu, como prefeito, assumi essa missão de oferecer as melhores condições para todos, alunos e professores”, afirmou o chefe do Executivo novaodessense.

O Ideb é considerado pelos gestores o principal indicador da qualidade dos sistemas educacionais brasileiros. A “nota” de cada município é calculada com base nas médias da “Prova Brasil” (os resultados do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2021) e os fluxos de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar de 2021. O Ideb segue uma escala de 0 a 10. Em nível nacional, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o IDEB 2021 foi 5,8, enquanto a meta era 6,0.

Já o SAEB, aplicado a cada dois anos, é a principal avaliação nacional de aprendizagem. Nele, estudantes do 2º, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio resolvem questões de Língua Portuguesa e Matemática. Alguns estudantes do 9º ano respondem ainda a questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

“Quero cumprimentar nosso prefeito pela sua liderança, sensibilidade e exigência em fazermos o melhor para os nossos alunos, a toda a equipe da Secretaria de Educação, que não mediu esforços em planejar e executar ações que pudessem oferecer um Ensino com qualidade a todos os nossos alunos e alunas, e aos nossos profissionais da Educação, que deram o suporte com afinco, dedicação, comprometimento, criatividade e superação no período de pandemia. E aos nossos alunos, que são incríveis e conseguiram, com suas famílias, fazer o seu melhor”, afirmou o secretário municipal José Jorge Teixeira.

“O resultado positivo do IDEB 2021 é uma grande motivação para todos. O índice é um importante condutor de políticas públicas em prol da qualidade da Educação brasileira. Nova Odessa teve um excelente resultado, dentre as melhores da região. Estamos felizes, orgulhosos e motivados a continuar buscando a excelência. Só temos que agradecer o trabalho sério desenvolvido por todos os envolvidos com a nossa Educação. Esta nota significa muito para organizarmos o planejamento para 2023”, completou a diretora do Ensino Fundamental Denise Tupinambá Marin.

Entre as melhorias implementadas entre 2021 e 2022 na Rede Municipal de Nova Odessa, estão a aquisição e instalação de 90 lousas digitais, a implantação de internet wi-fi em todas as creches e escolas municipais e a adoção do aplicativo de aulas online Creator4All (que, por sua vez, pode ser utilizado em sala de aula, nas lousas digitais).

Os alunos do Município também foram beneficiados com os “kits” de livros dos projetos de incentivo “Leitura: Ler é Divertido como Brincar” e “Lendo em Rede”, e pelo kit do Projeto “Palavra Cantada”, entre outras iniciativas.

INVESTIMENTO | Tecnologia, pedagogia e profissionais (Foto: Fotos: Divulgação / PMNO)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também