segunda-feira, 4 março 2024
INSCRIÇÕES

Escola de Música de Americana abre inscrições para cursos gratuitos de formação para 2024

Interessados devem ter no mínimo 10 anos e tem até 17 de dezembro para realizar as inscrições, feitas no site da Prefeitura
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana

Foram abertas nesta terça-feira (28), inscrições para o processo seletivo 2024 para os cursos do Núcleo de Formação gratuitos da Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana.

Os interessados devem ter no mínimo 10 anos e para se inscrever, devem entrar no site oficial da Prefeitura, em www.americana.sp.gov.br, e se inscrever por meio do banner do processo seletivo até o dia 17 de dezembro.

Ao todo, são 104 vagas: violão clássico (4), violino (7), viola clássica – de orquestra sinfônica (8), violoncelo (4), contrabaixo acústico (3), flauta transversal (7), clarineta (9), saxofone (4), trompa (2), trompete (7), trombone/bombardino/tuba (5), técnica vocal (13), piano (20) e percussão (11).

Confira a idade mínima para cada curso

10 anos: contrabaixo, flauta transversal, percussão, piano, saxofone, trompa, trompete, violão e violino;
12 anos: clarineta, técnica vocal e violoncelo;
14 anos: trombone/bombardino/tuba e viola.

Os cursos de formação têm duração de oito semestres, divididos em Ciclo I e Ciclo II, com quatro disciplinas obrigatórias: instrumento, teoria musical, prática de grupo e coro acadêmico. Os cursos possuem carga horária de até seis horas semanais.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo será feito em duas fases. A primeira será online e a segunda fase será presencial. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada em 22 de dezembro, no site da Prefeitura.

A entrevista presencial acontecerá entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024, nas dependências da Escola Municipal de Música, no CCL (Centro de Cultura e Lazer), localizado na Avenida Brasil, 1.293. Os candidatos aprovados receberão um e-mail comunicando a data e o horário da entrevista presencial.

A lista de aprovados na segunda fase será divulgada em 26 de fevereiro de 2024, também no site da Prefeitura. Os aprovados receberão orientações por e-mail para realizarem as matrículas entre 26 de fevereiro e 1º de março. As aulas terão início em 4 de março de 2024.

“A Escola Municipal de Música é reconhecida por formar, gratuitamente, músicos de altíssima qualidade, que levam o nome de Americana para todo o país. É motivo de orgulho para todos nós”, diz a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também