quarta-feira, 28 fevereiro 2024
PARALISAÇÃO

ETECs e FATECs da região entram em greve nesta terça-feira (8)

Americana, Santa Bárbara, Limeira e Sumaré estão entre as cidades com paralizações
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação – ETEC Polivalente | Centro Paula Souza

Nesta terça-feira (8) foi divulgado uma carta aberta a comunidade pelo SINTEPS (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza), o qual oficializa a greve dos funcionários das ETECs e FATECs.

Os trabalhadores tem quatro reivindicações principais, o pagamento imediato do Bônus por resultado, fim do arrocho salarial, defesa das escolas do Centro Paula Souza e revisão de carreira.

O pedido de defesa das escolas do Centro Paula Souza, vê após a proposta do governo de Tarcísio para a implementação de uma “rede paralela” de ensino técnico na rede estadual o que seria um “golpe de morte” como dito em cartilha divulgada pelos grevistas para explicação dos seus motivos.

De acordo com a lista divulgada pelo sindicato, Americana, Campinas, Sumaré e Santa Bárbara têm escolas participando da greve do SINTEPS

• ETEC Polivalente em Americana
• ETEC Bento Quirino e Fatec Campinas em Campinas
• ETEC Professor Dr. José Dagnoni em Santa Bárbara d’Oeste
• Fatec Sumaré

Pela lista divulgada ao menos 117 instituições com adesão, mesmo que parcial, a greve.

Em apuração de nossos repórteres, a ETEC Polivalente não teria aderido à greve em decorrência da terem poucos professores e temem prejudicar o ano letivo dos alunos diferentemente da lista divulgada pelo sindicato.

Em resposta ao e-mail enviado pela Rede TODODIA, o Centro Paula Souza diz “O Centro Paula Souza (CPS) trabalha para valorizar os servidores da instituição.

A Bonificação por Resultados (BR), referente ao ano de 2022, por exemplo, já foi publicada no Diário Oficial do Estado e será o paga até outubro, podendo ser antecipada para setembro. A atual gestão, já em seu primeiro ano de governo, concedeu um reajuste acima da inflação para os servidores públicos.

O estudo para o novo Plano de Carreiras dos servidores do CPS está em andamento e contava, até o dia 23 de junho, com a participação de representantes do sindicato, que optaram por se desligar do grupo de trabalho.

A proposta do novo plano de carreira será encaminhada às instâncias responsáveis pela sua análise até setembro, e as contribuições do Centro Paula Souza serão avaliadas. O investimento nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita em São Paulo é compromisso da atual gestão. A instituição adotará todas as medidas necessárias para garantir que os estudantes não sejam prejudicados.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também