Os vereadores de Americana aprovaram por 15 votos o PL (Projeto de Lei), de autoria do presidente da Casa Thiago Brochi, que concede dias de folga aos patrulheiros da Gama (Guarda Municipal de Americana), quando efetuarem prisões em flagrante, intervirem contra ações criminosas ou em favor de terceiros, durante seus dias de descanso.
De acordo com o PL, os guardas ganharão os dias de folga em até 90, a partir da data de execução ou comprovação da prisão em flagrante ou intervenção policial. A concessão será limitada a duas folgas por mês e restrita até 24 dias de folga por ano.
“A proposta deste projeto de Lei visa valorizar o trabalho incansável dos agentes de segurança do município de Americana, que muitas vezes arriscam suas vidas para garantir a segurança da população mesmo durante seus períodos de folga”, explicou Brochi em sua justificativa.
A propositura número 120 de 2023 foi incluída na ordem do dia, em regime de urgência e aprovada em primeira discussão. O projeto teve dois votos contrários e uma abstenção.