quarta-feira, 19 junho 2024
FALECIMENTO

Ex-Deputado Antônio Mentor, morre aos 74 anos

Político foi um dos fundadores do PT em Americana, tendo sido vereador e candidato a prefeito
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Morreu na noite desta terça-feira (7), em São Paulo, aos 74 anos, o ex-vereador de Americana e ex-deputado estadual Antonio Mentor (PT). Ele deixa esposa e três filhos.

Segundo Nathalia Brisola, uma das filhas do político, Mentor enfrentava uma longa batalha contra o câncer e teria falecido após uma parada cardiorrespiratória.

O ex-deputado será velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa (Alesp) e sepultado às 17h desta quarta-feira (8), no Cemitério Congonhas, em São Paulo.

Além de Deputado Estadual por quatro mandatos, Mentor também foi vereador em Americana por três mandatos, sendo um grande nome político em Americana, como dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no município, na década de 80.

BIOGRAFIA

Antonio Mentor de Mello Sobrinho, conhecido como Antonio Mentor, nasceu em 12 de janeiro de 1950 na cidade de São Paulo. Viveu no bairro Ipiranga até a década de 70, quando mudou para a cidade de Americana – onde construiu sua carreira política, se tornando cidadão americanense em 2010.

Iniciou na política nos anos 70, quando cursava serviço social na Unesp de Rio Claro, momento que se despertou para o movimento contra a ditadura e pela democracia. Antonio também cursou Direito e foi por muitos anos empresário no ramo gráfico

Em Americana, como vereador, presidiu os trabalhos de elaboração da Lei Orgânica do Município e, nos anos de 1999 e 2000, atuou como secretário de Governo na Prefeitura de Americana.

Já na Alesp, foi líder da bancada do PT, membro da Artesp (Agência de Transporte do Estado) e da Comissão de Transportes. Em 2007, presidiu a CPI da Eletropaulo.

Entre as propostas que apresentou, Mentor apresentou o fim do voto secreto dos deputados, o combate ao assédio moral, a garantia do transporte gratuito para os idosos e a regulamentação dos comerciais de medicamentos.

Como Deputado, em 2002, teve a maior votação da Região Metropolitana de Campinas.

Em 2012, Mentor concorreu a prefeitura de Americana, ficando em terceiro lugar com pouco mais de 25 mil votos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também