sábado, 20 abril 2024
ENEM 2023

FAM realiza a aplicação do mais importante exame para ingresso universitário

ENEM 2023 reuniu 3.073 candidatos neste primeiro dia de prova
Por
Danilo Bueno
Foto: Danilo Bueno / Rede TODODIA

A tarde deste domingo (5) foi marcada pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que ocorreu em todo o Brasil. Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em Americana, o exame foi aplicado na FAM (Faculdade de Americana).

Os portões foram abertos ao meio-dia, e os candidatos puderam consultar as salas onde deveriam dirigir-se. Neste primeiro dia serão abordadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (português, literatura, artes e língua estrangeira – inglês ou espanhol, sendo a língua escolhida pelo próprio candidato no ato da inscrição) redação (dissertativa-argumentativa).

A Rede TODODIA acompanhou a chegada dos participantes e conversou um pouco com alguns deles que se mostraram bastante confiantes. Assim como Isabelle, que pretende cursar medicina veterinária. “Eu estudei bastante, né? Eu estou agora, aos três anos de ensino na médio, me preparando muito para isso. Então sim, eu estudei bastante. Eu acho que é o tema de redação [o maior desafio], porque é uma surpresa para a gente, né? Então, a gente chega aqui na adrenalina, ansioso para ver como é que é, porque você tem que desenvolver um texto todo, num tema que você ainda não sabe.”

A candidata Luiz, que pretende cursar medicina na UFSCar, também se sentia bastante confiante para este primeiro dia de exame e considera que a redação é a parte mais difícil para este dia. “Então, vai ser uma surpresa e aí a partir do que eu ver que foi proposto eu vou ter que desenvolver alguma coisa ali.”

Não foram registradas nenhuma ocorrência nas proximidades do local da prova, apenas muito trânsito por conta do deslocamento dos candidatos, que já era esperado. Também houve, lamentavelmente, a chegada de uma candidata atrasada em alguns segundos após o fechamento dos portões. Ela, infelizmente, terá de estudar tudo novamente e tentar fazer a prova no ano que vem, saindo mais cedo de casa e programando melhor o seu deslocamento para não perder a oportunidade mais uma vez.

O Enem continuará no próximo domingo (12), com a aplicação das provas de matemática e ciências da natureza.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também