sexta-feira, 14 junho 2024
ABRE E FECHA

Feriado da República terá manutenção dos serviços essenciais

Confira o que abre e fecha nas cidades da região
Por
Carla Mendrot
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira dia 15, feriado da Proclamação da República, vejam os serviços essenciais que serão mantidos pelas prefeituras.

Em Americana
Serviços como limpeza pública, atendimento médico de urgência e segurança pública vão funcionar normalmente neste feriado

Ficarão abertos:

  • Parque Ecológico – das 8h às 16h;
  • Jardim Botânico – das 6h às 20h;
  • Centro de Controle de Zoonoses – Mantém uma equipe de plantão das 7h às 16h, para o recolhimento de animais mortos, doentes ou feridos encontrados em vias públicas ou residências. Os telefones para contato são 3467-1187 e 3467-2344;
  • O DAE – Departamento de Água e Esgoto – Atenderá emergências pelo 0800-123-737
  • Pronto Socorro do Hospital Municipal – Funcionará normalmente 24 horas;
  • Pronto Atendimento do Antônio Zanaga – Funciona normalmente 24 horas;
  • UPA São José – Funciona normalmente 24 horas;
  • Guarda Municipal – Atende normalmente 24 horas. A população pode ligar no telefone 153;
  • Coleta de lixo domiciliar – Será realizada normalmente;
  • Coleta de lixo seletiva – Não será realizada.

Ficarão fechados:
Paço Municipal, Biblioteca Municipal e as Unidades Básicas de Saúde.

Em Nova Odessa
Os serviços essenciais como os atendimentos de urgência e emergência das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, abastecimento de água e coleta de lixo, serão mantidos nesta quarta-feira, dia 15, feriado nacional em comemoração à Proclamação da República.

O Velório e o Cemitério Municipal funcionam normalmente, assim como a Coleta Domiciliar de Lixo seguindo a programação regular, assim como o Hospital e Maternidade Municipal prossegue 24h, com entrada pelos fundos, em função da reforma da recepção principal.

O Pronto Atendimento Municipal do Jardim Alvorada, também funcionará normalmente das 7h às 21h, priorizando os moradores do bairro, em função das reformas no Hospital Municipal. As solicitações de transporte para o Hospital podem ser feitas pelo telefone da Central de Ambulância 192 ou pelo (19) 3476-8194.

Para as ocorrências de Segurança Pública, a GCM (Guarda Civil Municipal) atende 24h normalmente pelos telefones (19) 3466-1900 e 153, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193 e a Polícia Militar do Estado pelo 190.

A Defesa Civil Municipal, deve ser acionada em casos de desastres naturais como alagamentos, desabamentos, queda de árvores e a qualquer momento pelo número da Guarda Civil ou pelo telefone (19) 99754-9260.

Não vão funcionar neste feriados os atendimentos prestados pelos órgãos não essenciais, administrativos e burocráticos da Prefeitura como a Central de Atendimentos do Paço Municipal, as Unidades Básicas de Saúde, as creches e escolas da Rede Municipal de Educação, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social), CODEN e o Espaço Melhor Idade vinculado ao Fundo Social de Solidariedade.

Em Sumaré
serão mantidos os serviços essenciais e de emergência, seguindo todas as normas sanitárias e de prevenção.

Confira o funcionamento dos setores essenciais:

  • Coleta de lixo domiciliar: realizada normalmente.
  • Guarda Civil Municipal: 24h pelos telefones 153 ou (19) 3873-2656.
  • Defesa Civil Municipal: 24h pelo telefone 199 ou (19) 3903-4147.
  • Corpo de Bombeiros Municipal: 24h pelos telefones 193 ou (19) 3873-2147.
  • Departamento de Trânsito: emergências pelo telefone 0800-772-7722.
  • Cemitério Municipal da Saudade: das 8h às 17h30.
  • Velório Municipal: aberto normalmente, 24h.
  • Transporte Coletivo Municipal: 50% da frota em circulação na terça-feira (15).
  • Feiras livres diurnas e noturnas: funcionamento normal.
    E na Rede Municipal de Saúde, segue com atendimento 24 horas as unidades: UPA do Jardim Macarenko, UPA do Matão e PA das Nações e a Central de Ambulâncias e Transporte de Acamados: com funcionamento 24 horas.

Em Hortolândia
O expediente na Administração Pública Municipal foi interrompido em decorrência do feriado da Proclamação da República (15/11) e também será no Dia da Consciência Negra (20/11). Isso significa que não serão realizados atendimentos ao público nas Unidades Básicas de Saúde, Cadastro Único, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), escolas e na própria sede do Poder Executivo, o “Palácio das Águas”.

Serviços emergenciais em saúde, segurança pública e coleta de resíduos sólidos, serão mantidos. Todos os serviços de atendimento ao público serão retomados na quinta-feira (16/11) e terça-feira (21/11) seguintes ao feriado.

Em Paulínia
Os serviços de limpeza urbana, transporte urbano, segurança pública e de urgência e emergência de Saúde, funcionarão normalmente, mesmo nos dias 16 e 17, data em que foi decretado ponto facultativo administrativo em virtude dos feriados de Proclamação da República (15/11) e Consciência Negra (20/11).

Os munícipes poderão procurar atendimento médico nas UBS’s São José e Centro 1 ou no Pronto Socorro do Hospital Municipal. O Departamento de Zoonoses também funcionará.

Serviços de limpeza urbana, de coleta de lixo e de transporte municipal: segue sem interrupções durante todo o período, os Cemitérios Municipais João Rodrigues e Parque das Palmeiras: abertos diariamente, das 7h às 17h, e o Paço Municipal, retorna na terça-feira, 21, às 8h.

Em Santa Bárbara D’Oeste
A Prefeitura manterá os serviços essenciais como prontos-socorros, Guarda Municipal, Defesa Civil e DAE (Departamento de Água e Esgoto) funcionarão em regime de plantão 24 horas. A Guarda Municipal pode ser acionada pelos telefones 153 e 3458-1388, enquanto o DAE atende pelos telefones 3459-5910 e 0800-770-3459 e a Defesa Civil (199).

Os atendimentos no Centro Médico de Especialidades, UBSs, Centro de Exames e Diagnósticos e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), setores administrativos no Paço Municipal e demais locais, como Desenvolve Santa Bárbara e bibliotecas e espaços culturais estarão suspensos.

A coleta de lixo ocorrerá normalmente. Enquanto a coleta de recicláveis pela Recicoplast será realizada no feriado, conforme cronograma. Já os Ecopontos do Planalto do Sol, Olaria e Gerivá abrirão normalmente, das 6 às 11 horas e das 12h30 às 18 horas.

Os Parques Infantis Tom Leite e Panambi, vão funcionar das 7 às 19 horas;
Taene, Mollon, 31 de Março e Vila Brasil, das 7 às 17 horas;
dos Ipês, das 6 às 20 horas e dos Jacarandás, das 6 às 22 horas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também