quarta-feira, 24 abril 2024

FOGO CRUZADO

Carga Horária • Bicicross • Escorpião

Carga Horária
O vereador Marschelo Meche (PL) indica estudo para adequação do decreto municipal número 13.035, que dispõe sobre a jornada de 30 horas para profissionais da enfermagem. No documento, Meche menciona o decreto 13.035 que regulamenta a carga horária de 30 horas semanais estabelecida pela Lei nº 5.627, de 17 de março de 2014, para os cargos de Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

A questão é que Meche enfatizou que os enfermeiros que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF) permanecem com carga horária de 40 horas, pois a jornada obedece a diretriz do Ministério da Saúde. Segundo o vereador, essas alterações precisam vir acompanhadas de atualização salarial aos enfermeiros atuando na ESF. “É importante que a gente siga valorizando o trabalho dos profissionais da saúde preventiva, havendo permanência da carga horária dos profissionais da estratégia de saúde da família, é preciso que os salários dos enfermeiros sejam atualizados e compatíveis”, disse.

Bicicross
O vereador Lucas Leoncine (PSDB) visitou ontem (12) a pista de bicicross do bairro Machadinho com o presidente do Americana Bicicross Clube (ABC), Douglas Donizeti de Campos, e representantes do clube, para conhecer o espaço, utilizado para treinos e campeonatos, e ouvir as demandas do local. Segundo os representantes do ABC, a pista necessita de substituição da iluminação atual por LED e a construção de arquibancada com cobertura para visitantes, participantes e famílias dos atletas. Atualmente, cerca de 200 atletas utilizam a pista para aulas e treinamentos mensalmente.

“É importante reconhecermos que esses espaços e associações incentivam as crianças e jovens dentro do esporte. Muitos deles seguem profissionalmente com a carreira e prova disso é o último Campeonato Brasileiro realizado em Londrina, no qual o ABC saiu como campeão”, disse.

Escorpião
A vereadora Nathália Camargo (Avante) questiona a prefeitura sobre o trabalho de controle de escorpiões na cidade. Segundo Nathália, moradores de diferentes bairros estão preocupados com o aparecimento de escorpiões em suas residências, levando riscos.

“O animal é causador de acidentes graves e sua picada oferece riscos à saúde e pode matar, especialmente quando esses acidentes envolvem crianças e idosos”, diz a vereadora. Nathália questiona com qual frequência é realizada a desinsetização.

Nathália destaca o trabalho do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões (PVCE) na captura e controle dos animais, mas alerta que diante dos relatos, pode haver a necessidade de estudos para ampliação do trabalho.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também