Alagamento • Água • Sem isenção • Doação
Alagamento
O vereador americanense Gualter Amado (Republicanos) protocolou ontem um requerimento solicitando informações da prefeitura sobre a manutenção na Praça de Esportes “Luiz Meneghel”, no bairro São Vito. Gualter menciona a reforma realizada recentemente na praça esportiva que contou com a instalação de piso vinílico em PVC, conjunto de traves para futebol de salão e handebol, além de outros equipamentos para a prática de vôlei e basquete. Contudo, após as primeiras chuvas, o local ficou impróprio para prática de qualquer atividade.
“Em visita ao local, verificamos que a situação está desastrosa, com o local completamente alagado, pois o telhado, composto de material do tipo telha de zinco, possui inúmeros furos que causam o vazamento da água de chuva para dentro da quadra”, relatou. No requerimento, Gualter questiona quais providências serão tomadas para a resolução do problema e o prazo para execução. Pergunta ainda qual o valor investido e se a reforma foi feita em convênio com a Secretaria Estadual de Esportes. Por fim, questiona quem foi o responsável por acompanhar a obra e de quem é a responsabilidade.
Água
O vereador Pastor Miguel (Republicanos) questiona a prefeitura sobre os serviços realizados através do programa “Água na Torneira”. Ele cita que o programa foi lançado em maio de 2021 e se baseia na troca contínua e modernização da rede de abastecimento na cidade, sendo executado pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana. As trocas, de acordo com o vereador, são preventivas e com o objetivo de melhorar a qualidade e prestação de serviços. Moradores, porém, relatam problemas na execução dos serviços, em especial das condições do asfalto após a finalização das trocas.
“Quando falamos de água, o assunto é sempre sério. Já sofremos com crises hídricas que acarretaram nesta falta e também com inúmeros problemas voltados aos vazamentos pela cidade. Por isso, entendemos que são necessárias e urgentes melhorias”, cobra o parlamentar.
Sem isenção
O vereador Dr. Wagner Rovina (PV) sugere a retificação do edital para concurso público do município. O parlamentar relata ter sido procurado por pessoas interessadas em participar do processo e que verificou no edital que não está prevista a isenção de taxa de inscrição.
Rovina cita também que a isenção foi assegurada por meio de uma alteração à Lei Orgânica, que isenta doadores de sangue do pagamento de inscrição em concurso público. “Consideramos de extrema importância a retificação”, aponta o vereador
Doação
Em Santa Bárbara, o vereador Paulo Monaro (MDB) protocolou projeto que cria o “Programa de Doação Solidária” de equipamentos hospitalares. O projeto visa angariar doações de camas hospitalares, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e muletas.