sábado, 20 julho 2024

Frente fria derruba temperatura para 6°C na região

Temperaturas começam a cair entre a noite de hoje e manhã de sábado 

(Foto: Alexandre Maretti/ Estadão Conteúdo)

As baixas temperaturas retornam com mínima de 6°C para este sábado (30). A frente fria passará pela região neste final de semana e a queda nas temperaturas já começa entre a noite de hoje (29) e manhã de sábado. A previsão é de mínimas de 10ºC em Americana, 9ºC em Santa Bárbara d’Oeste, 6°C em Nova Odessa, 7°C em Sumaré e 6°C em Hortolândia.

A previsão é do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Junto à queda das temperaturas, os ventos devem apresentar intensidade de moderada a forte, o que pode agravar a sensação térmica. O domingo também amanhece frio, com mínimas entre 9°C a 12°C.

De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), a frente fria vem acompanhada de grande amplitude térmica, com máximas em torno de 27°C.

“Cedinho o friozinho persiste um pouco mais e à tarde o ‘efeito cebola’, com temperaturas relativamente elevadas”, disse. Com a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas, quem precisar sair de casa durante a manhã deve estar preparado para tirar camadas de roupas durante o dia.

As temperaturas voltam a subir na segunda-feira (1), com as máximas em um ritmo maior do que as mínimas. A previsão é que as máximas passem dos 30°C entre terça (26) e quarta-feira (27) da próxima semana.

A região deve seguir sem chuvas durante a frente fria, com baixos níveis de umidade do ar, conforme informações divulgadas pelo Cepagri. Com a frente fria, os indicativos apontam para ocorrência de chuvas somente na faixa do litoral e em pontos isolados. O meteorologista Bainy destaca que a previsão se baseia em indicativos, que precisam ser acompanhados durante os dias.

Doações

Em Americana, o Fundo Social de Solidariedade recebe doações de alimentos e roupas de frio para pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de baixas temperaturas. As doações podem ser entregues na sede do Fundo Social, na Rua das Poncianas, 930B, Jardim Glória, das 8h às 16h.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também