quinta-feira, 23 maio 2024
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Fundo Social de Hortolândia abre inscrições para curso de Jardinagem

Inscrições poderão ser realizadas até 30 de abril de maneira on-line ou presencialmente
Por
Redação
Foto: Divulgação

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, iniciou as inscrições para o curso básico de Jardinagem. A qualificação profissional é ofertada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

As inscrições poderão ser efetuadas por meio de um formulário on-line, disponível neste LINK ou presencialmente na sede do FunSol, localizada na Rua José Athanázio Bueno, 260, no Jd. Santana. As aulas terão início no dia 07 de maio.

Voltado a pessoas com 16 anos ou mais, as aulas do curso básico de Jardinagem serão ministradas em duas modalidades. Enquanto a parte teórica se concentra no Pq. Socioambiental Antônio Gazzeta, na Rua Pedrina Oliveira da Cunha, 275, no Jd. Terra Santo Antônio, as atividades práticas serão realizadas no Viveiro Municipal do Pq. Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizada na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. São Benedito.

No total, serão ofertadas 40 vagas gratuitas, divididas em duas turmas. A 1ª Turma terá aulas às terças-feiras, das 8h às 12h, com início no dia 07 de maio. Já a 2ª Turma terá aulas às quintas, também das 8h às 12h, a partir do dia 09 de maio. O curso será ministrado em oito aulas, com carga horária total de 32 horas. Materiais e ferramentas deverão ser providenciados pelos alunos. Informações adicionais sobre o curso podem ser obtidas pelo WhatsApp do Fundo Social, pelo número (19) 99979-8763.

Durante a formação profissionalizante, os alunos aprenderão conceitos teóricos como identificação, preparo e correção de variados tipos de solos, fisiologia e fatores favoráveis para o desenvolvimento das plantas, considerando as condições de luz, temperatura e vento. Ao final do curso, os alunos também estarão aptos a identificar deficiências minerais, assim como aprenderão a reconhecer tipos de adubos químicos e orgânicos e a identificar e tratar pragas e doenças das plantas.

Nas aulas práticas, o curso de Jardinagem explora o uso de ferramentas de jardinagem, como pás, rastelo, tesoura de podas, entre outros. Nesse módulo, os alunos aprendem técnicas para a reprodução de plantas por sementes e processos vegetativos e para a irrigação e limpeza de solo e canteiros. As atividades práticas também capacitam os alunos para realização de compostagem e minhocário e para a técnica de podas de arbustos e gramados.

SERVIÇO

Curso Básico de Jardinagem
Realização: Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Inscrições: até 30 de abril
Como se inscrever: on-line, neste LINK (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc18zgSfm6VvveOoPCkbEcC3KsoD6qqvOV_2a6AOODY1LJltQ/viewform), ou presencialmente no FunSol
Endereço: Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana
Início das aulas: 7 ou 9 de maio, das 8h às 12h

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também