terça-feira, 23 abril 2024
ENSINO SUPERIOR

Governo de São Paulo divulga resultados do Provão Paulista

Estudantes podem conferir notas e a classificação dos cursos escolhidos no momento da inscrição. Na região, Fatecs de Americana e Sumaré disponibilizaram vagas
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Secretaria da Educação de SP

A secretaria de Educação do Governo de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (26) os resultados do Provão Paulista e a classificação da primeira chamada. No total, mais de 184 mil alunos concluíram todas as etapas da prova, que vai desde a realização das duas provas até a escolha das opções de cursos disponibilizados no site.

O resultado, que seria liberado às 14h para todos os estudantes, foi liberado mais cedo, antecipado para às 10h, junto com os dados apresentados na coletiva. Mais de 15 mil vagas foram disponibilizadas para os 386.485 que se inscreveram para a realização da prova.

Os alunos que participaram da prova, já podem conferir a lista da primeira chamada e os resultados das provas, disponibilizado na área do estudante, pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br. Na lista, as cidades de Americana e Sumaré aparecem ofertando vagas para as Fatec da região: 124 estudantes conseguiram vagas para Americana e 24 para Sumaré.

Segundo Renato Feder, secretário estadual de Educação, apesar de toda a rede pública estadual ter todos os estudantes inscritos – além de inscritos vindos de escolas municipais, federais e escolas do CPS (Centro Paula Souza) – 260.669 fizeram as duas provas, mas só 184.020 fizeram a escolha dos cursos.

“O Provão Paulista é o sonho da universidade mais próximo dos nossos estudantes, dos estudantes das escolas públicas. Esse infelizmente era um sonho distante, um percentual pequeno dos estudantes das escolas públicas paulistas prestava o vestibular das universidades estaduais e a gente conseguiu ampliar e muito esse sonho, e aumentar a quantidade dos nossos alunos que vão para dentro das universidades”, disse, Renato Feder.

No total, 5 instituições participaram da primeira edição do Provão Paulista, confira as vagas por instituição:
• Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas
• Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas
• Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas
• Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas
• Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatec): 10 mil vagas

Escolas Públicas

Na coletiva, Feder ainda apresentou um levantamento realizado pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp – as maiores universidades do Estado -, mostrando a diferença entre os alunos que prestaram as provas de vestibulares para as respectivas universidades e para os que tentaram uma varga em cursos nessas instituições pelo Provão Paulista.

No comparativo, o número de efetivos participantes no Provão é 3,5 vezes maior que os inscritos nos vestibulares das universidades.

No último ano, somando as três universidades utilizadas no levantamento, 52.358 alunos vindos de escolas públicas prestaram o vestibular para essas universidades, comparado com os 184.020 alunos que prestaram o Provão Paulista, buscando oportunidades no Ensino Superior.

Ainda falando em escolas públicas do estado, das 15.369 vagas ofertadas, 73,9% dos alunos classificados na primeira chamada vieram das escolas estaduais, 16,6% de Etecs do Centro Paula Souza e 9,5% vindos de instituições federais, municipais ou de outros estados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também