Cidades recebem vans, academias, cadeiras anfíbias e de trilha adaptadas
O programa ‘Cidade Acessível’ do Governo de São Paulo realizou a entrega de R$ 32,6 milhões em equipamentos de acessibilidade para cidades da região, como vans adaptadas, academias adaptadas, cadeiras anfíbias e cadeiras de trilha adaptadas.
Na região, receberam os equipamentos as cidades de Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré por meio de assinatura de convênios.
A academia adaptada conta com supino, twist, tríceps, abdominal, puxada alta e bíceps. O uso dos aparelhos contribui para melhorar a autoestima e a capacidade física, assim como apresenta ganhos em autonomia, postura, mobilidade e independência para a pessoa com deficiência.
As cadeiras anfíbias possibilitam o acesso de pessoas com deficiência em água doce e/ou salgada, por meio de rodas que boiam e se movimentam na areia.
As cadeiras de trilha adaptadas permitem que esse público realize a prática de montanhismo e trilha. O programa também realiza a entrega de vans para locomoção acessível.
O Cidade Acessível teve um investimento de mais de R$ 340 milhões e é um programa desenvolvido por meio da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional que prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade.
O programa também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.





