domingo, 16 junho 2024

Governo prevê trem ligando Campinas a São Paulo

O Governador do Estado, Márcio França (PSB), anunciou ontem o projeto de um trem de passageiros ligando Campinas a São Paulo. O anúncio foi feito em uma viagem experimental em um trecho de ferrovia federal, entre Campinas e Jundiaí. O objetivo foi conhecer a malha por onde passará a futura expansão da rede da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o TIC (Trem Intercidades).
A concessionária Rumo Logística, responsável pela ferrovia, disponibilizou um trem de passageiros com dois vagões para o percurso entre a Estação Cultura, em Campinas, até a Estação Ferroviária de Louveira. O governador realizou a viagem junto com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), além do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e do presidente da CPTM, Paulo Magalhães Gonçalves.
Segundo a assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes Metropolitanos, o trecho de ferrovia federal, entre Campinas e Louveira, pode ser integrado ao traçado do Trem Intercidades, ligando São Paulo, Campinas e Americana.
“Como alternativa ao Trem Intercidades, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informa que está em curso um estudo de viabilidade para que os trens da CPTM possam chegar de Jundiaí até Campinas. A avaliação poderá ser elaborada pela concessionária responsável pelo trecho”, informou.
Durante o evento, França anunciou a aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para uma intervenção nas malhas ferroviárias do Estado. Ele frisou que já existe pela CPTM o transporte entre Jundiaí e São Paulo, com parada na Estação da Luz. De acordo com ele, já foi determinado que a CPTM possa eletrificar a área entre Campinas e Jundiaí para ter algumas opções de horário durante o dia, para transportar passageiros do centro de Campinas ao centro de São Paulo em 1 hora e 30 minutos.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também