terça-feira, 23 abril 2024

Guarda salva idosos de golpe do falso sequestro

GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa evitou, ontem pela manhã, que um casal de idosos fosse vítima do golpe do “falso sequestro”. Eles já estavam na fila de uma casa lotérica para depositar R$ 3 mil na conta bancária de um desconhecido quando foram encontrados pelos guardas Piconi e Prezzi, que chegaram ao casal após denúncia sobre um suposto sequestro na área central. Apenas ontem, a Guarda novaodessense registrou duas ocorrências do golpe, uma delas em Americana.
A GCM recebeu a denúncia sobre o suposto sequestro e os guardas municipais foram ao Centro para averiguar. Após contato com algumas testemunhas chegaram até o casal, que estava na casa lotérica. A mulher estava muito nervosa e chorando. O suposto sequestrador ligou no celular da vítima dizendo estar com a filha do casal.
Os patrulheiros acalmaram a vítima e, após pegar o telefone, constataram que se tratava do golpe do “falso sequestro”. Foi feito contato com a filha do casal, que estava trabalhando em Americana. A mulher foi orientada a apresentar os fatos na delegacia local.
Segundo a psicóloga e guarda municipal em Nova Odessa, Charlene Fáveri, estes tipos de golpe têm sido comuns e atingem pessoas de todas as idades. “Quando eles percebem que a voz é de idosos, falam que estão com a filha (o)”, explicou. “É uma ação que mexe com o psicológico da vítima, eles não dão tempo pra vítima pensar e muitos acabam caindo”, disse.
ORIENTAÇÃO
Ontem, a GCM de Nova Odessa postou em sua rede social um alerta sobre o crime, com orientações de como agir. Manter a calma e não confirmar dados ou falar de familiares são algumas das dicas.
Desligar o telefone e procurar pela pessoa supostamente sequestrada e informar a polícia caso descubra qualquer dado de quem ligou também são orientações. A Guarda Civil alertou ainda que nenhum sequestro real demanda tanto tempo em uma ligação e orientou que os cidadãos evitem ligações prolongadas com desconhecidos e que não forneça dados pessoais para cadastros.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também