sábado, 18 maio 2024

Guarita da Guarda na entrada de Americana é demolida pela prefeitura

Servidores da Prefeitura de Americana derrubaram a guarita desativada da Guarda Municipal na Avenida Antonio Pinto Duarte, na manhã deste domingo (7). A estrutura alvo de vandalismo foi derrubada para ceder lugar a um projeto de revitalização na entrada e saída da cidade para a Rodovia Anhanguera (SP-304). Esta é uma das vias de maior movimento da cidade.

O prefeito Chico Sardelli (PV) esteve no local e comentou, em vídeo divulgado pela assessoria, que a derrubada marcou o início da revitalização e modernização da entrada de Americana. E mencionou que a guarita estava deteriorada.

O vice-prefeito Odir Demarchi (PL) disse que a revitalização do trecho era uma reivindicação antiga da população e é uma das prioridades da gestão de Sardelli. Odir citou a importância da obra, em razão do grande fluxo de veículos no horário de pico.

 O secretário adjunto da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), Pedro Peol, também esteve presente ao início dos trabalhos. Por enquanto, a prefeitura não detalhou o projeto de revitalização da área.

Os serviços foram executados em parceria entre a Sosu (Secretaria de obras e Serviços Urbanos) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto). Segundo a assessoria, o DAE cedeu uma retroescavadeira com martelete para demolir a guarita.

Esta guarita da Guarda foi construída há pelo menos 30 anos, em uma época em que vigorava a política de descentralização das corporações. Os patrulheiros ocupavam o espaço para reforçar a segurança.

Mas, com a onda de ataques orquestrados pela organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), em 15 de maio de 2006, a guarita começou a ser desocupada. Essa guarita foi um dos alvos, na ocasião. Na oportunidade, a população ficou aterrorizada com incêndios em ônibus e ataques a bases da Polícia Militar e Guarda em toda a região.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também