terça-feira, 23 abril 2024

Hortolândia amplia telemedicina

Nova ação foi implantada em julho deste ano em caráter experimental e segue para mais unidades de saúde  

ONLINE | A telemedicina é um serviço online de atendimento e adotado para pacientes da rede municipal de saúde (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Hortolândia ampliou o novo serviço de telemedicina. Neste mês, a equipe passa a contar com mais um médico para atender pacientes da região do Jardim São Jorge, segundo destacou nesta segunda-feira (8) a administração. O novo serviço foi implantado em caráter experimental, em julho, para pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. O serviço é oferecido uma vez por semana, às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Nessa fase, a telemedicina atende pacientes que já passaram por uma primeira consulta presencial nas unidades de saúde. As consultas remotas são de retorno. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram atendidos dez pacientes. A fase de implantação deve durar entre dois e quatro meses. Durante essa fase, será observado o funcionamento do serviço, com a realização dos ajustes e das correções que forem necessários. Após a fase de testes, a previsão é que o novo serviço seja ampliado gradativamente para todos os pacientes atendidos pelas UBSs da rede municipal de saúde.

O secretário adjunto da Secretaria de Saúde, Leandro da Silva Severino, destacou que a Prefeitura avalia a possibilidade de oferecer o atendimento da telemedicina no horário noturno. “Há muitos pacientes que têm dificuldade em marcar consultas durante o período diurno por causa do trabalho, ou por trabalharem em outras cidades. Por esse motivo, estudamos a possibilidade de estender o horário de atendimento também no período noturno”, falou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço online de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso a um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones de ouvido. A Secretaria de Saúde fornece ao paciente o link por meio do qual ele será atendido por um profissional médico para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde. 

Para o município, o novo serviço representa economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde. 

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