quarta-feira, 1 maio 2024
MOBILDIADE URBANA

Hortolândia autoriza construção de viaduto sobre a linha férrea

O pontilhão vai ligar a Avenida São Francisco de Assis com a Avenida Santana
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação

O prefeito de Hortolândia Zezé Gomes assinou a autorização para construção do viaduto sobre a linha férrea na Vila Real. O pontilhão vai ligar a Avenida São Francisco de Assis com a Avenida Santana e o início das obras devem ocorrer nos próximos 30 dias pela Rumo Malha Paulista. A construção teve intervenção do deputado estadual Dirceu Dalben e deve eliminar o cruzamento de veículos e pedestres com os trens de carga. A previsão de entrega é um ano.

O viaduto da Vila Real, em Hortolândia, terá quatro faixas, em dois sentidos, fazendo a transposição da linha férrea, do Ribeirão Jacuba e da Rua Antônio Baraldo. Também estão incluídas a construção de uma rotatória e de ciclovias. A Prefeitura de Hortolândia informou que deve realizar, entre os dias 18 e 24 de abril, a drenagem de trechos da linha férrea onde não há escoamento de águas da chuva. No início deste ano, a prefeitura realizou a limpeza da região, que incluiu a demolição de imóveis desocupados às margens da ferrovia.

“A solução para essa passagem de nível que, infelizmente, já foi palco de muitos acidentes, é uma luta que iniciamos lá atrás, junto ao saudoso prefeito Ângelo Perugini. Além da insegurança, os moradores, muitas vezes, precisam aguardar o trem de carga passar no centro da cidade para que possam seguir seu caminho, são grandes congestionamentos no trânsito”, comentou Dalben.

Em 2019 e 2020, o deputado e o ex-prefeito Angelo Perugini participaram de audiências públicas no Tribunal de Contas da União (TCU), de vistorias técnicas, estiveram reunidos com representantes da Rumo, do Governo do Estado e do Ministério da Infraestrutura, defendendo a realização desta e outras obras, que vão solucionar conflitos entre as vias urbanas e a linha férrea em Hortolândia e também outras 39 cidades paulistas.

As melhorias estão sendo realizadas por meio do contrato de concessão da Malha Ferroviária Paulista à empresa Rumo, assinado em maio de 2020 com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Dalben foi um dos principais defensores da renovação antecipada deste contrato, com o objetivo de também antecipar as obras em benefício da população. Um viaduto sobre a linha férrea já foi entregue em setembro do ano passado na cidade de Bálsamo e também já teve início a construção de um pontilhão na altura do Jardim Primavera, em Sumaré, além de outras melhorias em outros municípios paulistas, como Votuporanga.

Além do viaduto na Vila Real, Hortolândia também está ganhando um pontilhão no Jardim Nova Europa, que fará a ligação com Sumaré (Parque Bandeirantes). A obra é realizada pelo Governo do Estado, também foi intermediada e conquistada pelo Deputado Dalben, e está na reta final.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também