domingo, 21 julho 2024
MINISTRO PARTICIPA DE LANÇAMENTO

Hortolândia lança Programa que vai instalar 21 usinas de energia solar

Energia limpa e renovável prevê substituir 80% do consumo em prédios públicos
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Marcelo Pendezza (Prefeitura de Hortolândia)

A Prefeitura de Hortolândia lançou, nesta segunda-feira (11), o Programa de Eficiência Energética que vai instalar 21 usinas fotovoltaicas e pretende substituir 80% do consumo dos 199 prédios públicos do município, gerando economia de R$ 4 milhões por ano. Com o Programa, a expectativa é a redução em 10% da taxa de iluminação pública em 2024 e redução de gastos de aproximadamente R$ 12 milhões por ano na cidade.

Conforme o TODODIA noticiou, o projeto pioneiro foi lançado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos) no novo Paço Municipal com a presença do ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira. O ministro comentou que a cidade de Hortolândia é um exemplo para outras cidades, sendo destaque nacional. Silveira ainda comentou que o Brasil é um grande protagonista da produção energética, principalmente de energia limpa e renovável.

Outra novidade divulgada foi troca da frota de 20 veículos da prefeitura por carros elétricos, prevista até março de 2024. Foi aprovado um PL (Projeto de Lei), de autoria do Poder Executiva, que prevê incentivo aos usuários de carros elétrico e “híbridos”, utilizando os 19 eletropostos que serão instalados na cidade. Com a implantação do programa e das usinas, a meta da Prefeitura é tornar o município referência nacional no uso de energia limpa.

Já estão em funcionamento as usinas no novo Paço Municipal, no Hospital Municipal Mario Covas e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia. Neste ano já foram instaladas as usinas nas EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Professora Helena Futava Takahashi e Villagio Ghiraldelli e no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini.

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a instalação de usinas na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Santiago, na EMEF Nova Europa e na EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Clara do Lago I, na última semana de novembro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também