domingo, 26 maio 2024

Festa do Peão de Hortolândia inicia a arrecadação de alimentos

Os moradores poderão trocar 1 kg de alimento por ingresso do show da dupla João Bosco & Vinícius, que acontecerá no último dia do evento (21/05)

Por Jaqueline Durões

Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

Doar alimentos é se dedicar a uma causa que alivia o sofrimento humano de quem passa por um momento muito difícil, não conseguindo ter o mínimo para sobreviver e essa é a realidade de muitas famílias carentes. Uma lição que tiramos do período da pandemia foi justamente que a população brasileira, de modo geral, é caridosa.

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, órgão vinculado à Secretaria de Governo, começou nesta sexta-feira (12), a arrecadação de alimentos em prol da campanha “Alimento Solidário”. O ponto oficial para a arrecadação dos alimentos será no supermercado Savegnago, localizado na Rua Luís Camilo de Camargo, 332, região central.

Para cada 1 kg de alimento, poderá ser trocado por um ingresso do show da dupla sertaneja João Bosco & Vinícius, programado para o último dia da festa, no dia 21/05. As pessoas poderão realizar as trocas nesta sexta-feira (12), até o dia 21 deste mês, excluindo no domingo 14. Os alimentos também serão recebidos no recinto do Jardim Santa Clara, no dia do show.

Festa de Peão de Hortolândia, juntamente com o Banco de Alimentos, realiza desde 2005, equipamento público integrado ao SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), esta é a primeira edição da festa em que os alimentos serão arrecadados para suprir o Fundo Social de Solidariedade.

Todos os mantimentos arrecadados serão encaminhados ao atendimento emergencial de famílias em situação de vulnerabilidade social residentes na cidade. Na edição de 2019, última Festa de Peão de Hortolândia antes da pandemia da COVID-19, a campanha arrecadou 13 toneladas de alimentos.

Para fazer a troca pelo ingresso, serão aceitos alimentos não perecíveis e dentro do prazo de validade, lembrando que a organização do evento não recomenda a troca por sal, por ser um alimento de pouca utilidade. De acordo com a Alessandra Sarto, Diretora do Departamento de Segurança Alimentar de Hortolândia, reforça a necessidade de doar alimentos em boas condições de consumo. “A Festa contribui muito para os Programas de Segurança Alimentar. Os alimentos trocados pelos ingressos são destinados às famílias em situação de insegurança alimentar. Assim, precisam estar dentro do prazo de validade e em condições de consumo. A gente precisa pensar que só vai usar na troca aquilo que poderíamos consumir”, ressalta.

Já a Maria dos Anjos, Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, realça o perfil solidário da campanha. “Essa doação é um ato de amor ao próximo. Embora a campanha sugira a troca de um ingresso por um quilo de alimento, nós podemos considerar a doação de mais. Podemos fazer uma sacola, com itens que sabemos que não farão falta. Esses alimentos serão utilizados para salvar vidas, porque, quando falamos em matar a fome de alguém, estamos falando em salvar vidas”, relata.

Durante todo o ano, a campanha “Alimento Solidário” é realizada pelo Fundo Social de Hortolândia. Qualquer pessoa que queira doar alimentos pode procurar o Fundo Social, localizado no endereço abaixo, Rua Benedito Francisco de Faria, 467, no bairro Remanso.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também