quinta-feira, 25 abril 2024

Hortolândia: ação que investiga e previne a Dengue tem início na cidade

Os bairros Jardim Interlagos, Jardim Nova América, Jardim Nova Europa, Jardim Novo Ângulo e Jardim São Sebastião estão sendo visitados nesta semana 

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika (Foto: Prefeitura de Hortolândia/ Divulgação)

A prefeitura de Hortolândia começou neste mês de outubro a realização da Análise de Densidade Larvária (ADL), que visa investigar, e prever para os próximos meses, o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.

A ADL consiste em visitas aleatórias em casas de todas as regiões da cidade, através de sorteio dos quarteirões a serem visitados. As larvas são recolhidas pelos agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), identificadas e contabilizadas para gerar o índice, conhecido como Índice de Breteau. De acordo com a UVZ, cerca de 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão nas casas das pessoas.

Segundo informações da prefeitura, nesta segunda semana de outubro, as equipes da UVZ estão visitando os bairros Jardim Interlagos, Jardim Nova América, Jardim Nova Europa, Jardim Novo Ângulo e Jardim São Sebastião.

De acordo com o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, a ADL é feita três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. Em julho deste ano, o índice registrado em Hortolândia foi de 1. Já em outubro do ano passado, o índice foi de 1,2. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto.

Além de realizar a ADL, a Prefeitura de Hortolândia solicita para que a população também faça sua parte para evitar a proliferação do mosquito. Dentre os cuidados que o veterinário orienta a população a adotar está manter quintais e áreas externas da casa limpos e sem armazenagem de materiais que possam acumular água parada, condição propícia para que a fêmea do Aedes aegypti deposite os ovos.

Outras medidas recomendadas são manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos, deixar garrafas com a boca virada para baixo, encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e evitar o descarte irregular de resíduos em vias/áreas públicas e em terrenos baldios. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também