
A semana começa com previsão de mudança brusca no tempo em Hortolândia e na região. Segundo alerta emitido pela Defesa Civil estadual, um ciclone extratropical associado à passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo deve alterar significativamente as condições meteorológicas entre a tarde desta segunda-feira (31) e o decorrer de toda a terça-feira (1º).
O boletim prevê rajadas de vento que podem superar 75 km/h na RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Ainda de acordo com o boletim, a chegada e a passagem da frente fria, após o período de calor intenso registrado no estado, devem favorecer a formação de áreas de chuva. Embora não haja previsão de acumulados expressivos, as instabilidades podem provocar pancadas fortes, acompanhadas de tempestades, grande incidência de raios e possibilidade isolada de queda de granizo.
Possíveis impactos urbanos
O Departamento de Assuntos Climáticos da Prefeitura de Hortolândia alerta que rajadas com essa intensidade podem causar impactos urbanos, como:
- Queda de árvores
- Destelhamentos
- Interrupções no fornecimento de energia elétrica
- Danos em estruturas vulneráveis
- Dificuldades na mobilidade urbana
Orientações à população
Por causa do alerta de ventos fortes, a Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança, orienta os moradores a:
- Acompanhar os alertas oficiais pelos canais da Prefeitura
- Evitar permanecer sob árvores, estruturas metálicas e coberturas frágeis durante as rajadas
- Não estacionar veículos sob árvores, postes, placas ou estruturas que possam ser derrubadas pelo vento
- Recolher ou fixar objetos que possam ser arremessados de quintais, sacadas e varandas
- Manter portas e janelas fechadas para evitar danos provocados pela força dos ventos
- Redobrar a atenção ao dirigir, especialmente em rodovias, pontes e trechos com árvores
- Evitar trabalhos em locais altos e abertos, como telhados e andaimes
- Em caso de queda de árvores, postes ou cabos de energia, manter distância e acionar os órgãos responsáveis. Nunca tocar em fios caídos, pois podem estar energizados
- Em situações de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193
A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos informa que atua em conjunto com o Departamento de Assuntos Climáticos, responsável pelo monitoramento do tempo.
A equipe do Departamento do Verde também permanece de prontidão e pode ser acionada para realizar cortes ou podas quando houver queda de árvores.





