Hortolândia cobra Sabesp e quer desconto após problemas na água em Hortolândia
Moradores relataram alteração de cor, odor e sabor desde 18 de abril; empresa afirma que situação foi normalizada
O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), solicitou à Sabesp a concessão de descontos nas contas de água dos moradores de Hortolândia após registros de alteração na cor, no sabor e no odor da água distribuída na cidade desde 18 de abril de 2026.
A cobrança foi feita durante reunião realizada na segunda-feira (27) com representantes da concessionária, entre eles o diretor regional Valdemir Freitas, quando a Prefeitura solicitou providências diante das reclamações registradas no município.
Na ocasião, a administração municipal também formalizou notificação administrativa à empresa, exigindo explicações técnicas, medidas corretivas e compensação financeira aos consumidores afetados.
Desde sexta-feira (24), a Sabesp tem informado que a situação já foi normalizada e que a água tratada atende novamente aos padrões exigidos.
Problema se deve à baixa vazão no Jaguari
De acordo com a Sabesp, o problema ocorreu devido à baixa vazão na captação de água no Rio Jaguari nos dias 18 e 24, o que teria provocado a concentração de compostos orgânicos responsáveis pela alteração de cor, sabor e odor, mesmo após o tratamento.
A gestão municipal apontou que a qualidade do serviço prestado ficou abaixo do esperado no período, o que gerou transtornos e despesas extras para moradores, principalmente com a compra de água mineral.
O prefeito defendeu a concessão de compensação financeira, afirmando que o serviço não foi entregue dentro do padrão esperado, e informou que pretende cobrar a medida junto à concessionária.
A Prefeitura também solicitou o envio de relatórios técnicos sobre a potabilidade da água e a apresentação de um plano de contingência para evitar novos episódios, além da identificação da origem do problema.
O que diz a Sabesp?
Durante a reunião, o diretor regional da Sabesp informou que o problema foi resolvido com a aplicação de carvão ativado no sistema de tratamento.
Segundo ele, o odor teria sido causado por substâncias naturais presentes no Rio Jaguari, como geosmina e Metil-Isoborneol (MIB), que alteram cheiro e sabor da água, mas não representam risco à saúde.
O representante afirmou ainda que a concessionária irá encaminhar relatórios técnicos e o plano de contingência solicitado pelo município.

Outras medidas da prefeitura
A Prefeitura determinou a limpeza e higienização das caixas d’água de escolas e unidades de saúde municipais, com o objetivo de garantir a qualidade da água nesses locais.
A administração também informou que, apesar de avanços históricos no abastecimento e no tratamento de esgoto, problemas recentes têm sido registrados, incluindo episódios relacionados à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
O prefeito afirmou que a situação exige cobrança contínua e acompanhamento por parte do município.
Problema persiste? Acione a empresa
A Sabesp orienta que, caso persistam alterações na água, os consumidores entrem em contato pelo telefone 0800 055-0195, pelo WhatsApp (11) 3388-8000 ou pelo site www.sabesp.com.br para avaliação do caso.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Hortolândia retoma diálogo com MEC sobre campus da UFSCar previsto para 2027
Anúncio ocorreu na abertura do Feirão de Empregos; município também prevê unidade da Fatec e implantação do Sine
Justiça condena três homens por roubo após agressão a oficial de Justiça em Hortolândia
Um dos réus recebeu pena de 7 anos e 4 meses de prisão; os outros dois poderão recorrer em liberdade
Centenas de trabalhadores passam pelo Feirão de emprego de Hortolândia
Evento teve oportunidades temporárias, de estágio, para o primeiro emprego e para pessoas com deficiência
