segunda-feira, 29 junho 2026

Hortolândia começa a receber ‘passaporte’ da vacina nas escolas

Pais e responsáveis por crianças entre 5 e 11 anos, que estudam em escola municipal e já tomaram as duas doses da vacina, já podem entregar cópia da carteirinha de vacinação

A apresentação do chamado “passaporte” da vacina na rede municipal está prevista em uma portaria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, publicada em 11 de fevereiro (Foto: Prefeitura de Hortolândia/ Divulgação)

A Prefeitura de Hortolândia informou nesta segunda-feira (11) que pais e responsáveis por crianças entre 5 e 11 anos de idade, que estudam em escola municipal e já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, já podem entregar às secretarias escolares cópia da carteirinha de vacinação ou o comprovante de esquema vacinal completo contra a doença.

A apresentação do chamado “passaporte” da vacina na rede municipal está prevista em uma portaria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, publicada em 11 de fevereiro.

Embora a falta de apresentação do comprovante de vacinação não impeça o aluno de frequentar a escola ou realizar matrícula ou rematrícula, a Secretaria de Educação esclarece que a medida é importante tanto para a criança e sua família, quanto para toda a sociedade. “É que, dentro de no máximo de 60 dias, esta situação será comunicada aos Conselhos Tutelares, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para as providências cabíveis”, informa a secretaria

Quem perdeu a carteirinha onde foram anotadas estas informações não precisa se preocupar. É possível solicitar atestado de vacinação na UBS (Unidade Básica de Saúde) onde a imunização foi feita ou buscar o comprovante no site do ConectSus, do governo federal, ou mesmo do Poupatempo, do governo de São Paulo. Todos estes serviços públicos são gratuitos para o usuário.

Ainda segundo a prefeitura, a preocupação é com os que ainda não completaram o esquema vacinal. Até o último sábado (9), de um universo de 20.403 crianças entre 5 e 11 anos, 3.767 ainda não haviam tomado a primeira dose e 9.872 ainda não haviam tomado a segunda. Isso significa que 81,53% das crianças entre 5 e 11 anos já receberam a dose inicial e 63,3% também a segunda

Segundo a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, é muito importante para a saúde da criança e de toda a coletividade que o esquema vacinal contra o coronavírus esteja completo. 

“Estas crianças que só receberam a primeira dose da CoronaVac ficam mais vulneráveis. Os níveis de proteção não serão mantidos, pois falta a dose de reforço. Correm o risco de afastamento da escola, se tiver algum caso de contaminação em sala de aula”, esclarece.  

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também