sexta-feira, 12 abril 2024

Hortolândia estará representada em fórum mundial sobre arborização

 Fórum acontecerá em outubro, e a cidade estará ao lado de cidades do mundo todo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Arborização urbana é o ato de plantar árvores em áreas urbanas, além da sombra e beleza, a importância da arborização é tamanha que se torna essencial para estabilidade climática, conforto ambiental, melhoria na qualidade do ar, contribuir com o bem-estar físico e mental dos moradores, além de trazer maior equilíbrio entre a urbanização e a natureza.

A cidade de Hortolândia está caminhando a passos largos para um futuro mais sustentável e inteligente, sempre pensando nas próximas gerações, a Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e ações realizadas na última década, colocou a cidade entre 168 municípios de 21 países com mais políticas públicas no que se explana a arborização e desenvolvimento com sustentabilidade.

A aprovação dos feitos realizados nos últimos anos é da Arbor Day Foundation, organização norte-americana sem fins lucrativos dedicados ao plantio de árvores em bairros, comunidades, municípios e florestas de todo o mundo. A associação conta com mais de um milhão de membros e já plantou aproximadamente 350 milhões de árvores.

Neste ano, no dia 20 de outubro, Hortolândia estará representada no Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas e no Fórum das Cidades como aprovação ao trabalho ambiental desenvolvido na cidade.

No site https://treecitiesoftheworld.org/ estão disponíveis todas as categorias necessárias que as cidades contempladas, entre elas, Hortolândia, devem preencher para obter este reconhecimento das organizações internacionais para poder ter a representação consolidada no fórum mundial ao lado de cidades de diversos países.

O prefeito Zezé Gomes ressaltou que: “O trabalho realizado nos últimos anos torna o desenvolvimento da cidade cada vez mais sustentável. O conjunto de ações da Prefeitura, preparando a cidade para os próximos 30 anos, pensando nas futuras gerações, hoje, já traz a cidade a este patamar. Hortolândia possui estrutura, legislação e política ambiental para conseguirmos evoluir sem esquecer nossos preciosos recursos naturais. Continuaremos a investir e pensar nas questões ambientais para, cada vez mais, alcançarmos as primeiras posições em relação ao meio ambiente na cidade”.

A Prefeitura de Hortolândia trabalha há anos no desempenho de várias ações para que alcançasse a posição de poder participar de um fórum mundial sobre arborização e meio ambiente.

Através de políticas públicas, estão o plantio de aproximadamente 40 mil mudas de árvores em 2022 com o propósito de chegar a 80 mil até 2024, também está à recuperação das nascentes, o desenvolvimento do saneamento básico, o novo conceito de zeladoria com varrição mecanizada e criação de contêineres aplicado no bairro Jardim Amanda além do monitoramento em geral realizado, diariamente, para cuidar da limpeza.

A prefeitura também trabalha com recompensas ambientais nas construções. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no “Superviário”, por exemplo, realizado semana passada, foram plantadas mais de 9 mil mudas de árvores de 95 espécies diferentes.

Eliane Nascimento, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esclarece que: “Além disso, o plantio de mudas adequadas para áreas urbanas pode ser solicitado pelos moradores de maneira online. No site da Prefeitura ou no aplicativo Agenda Verde, é possível requerer este plantio, gratuitamente. Também está disponível, o Guia de Arborização Urbana para a população. O objetivo é orientar sobre quais espécies são adequadas para o plantio na e como ele deve ser realizado para que a árvore cresça de maneira saudável e segura com raízes fortificadas no solo. Também realizamos controle de leucenas (espécies invasoras), podas regulares de galhos, com solicitação online e grátis. O Viveiro Municipal funciona para a retirada das mudas que serão plantadas. Tudo o que está acontecendo agora, ficará nítido e visível nos próximos anos”. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também