sábado, 20 julho 2024

Hortolândia inaugura mais dois pontos de descarte de entulho

Novos espaços estão localizados nos jardins São Sebastião e Nova Alvorada  

PEV | Novo ponto de descarte do Jardim Nova Alvorada (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Hortolândia inaugura nesta quinta-feira (18) dois novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis).

Atualmente, o município tem 11 PEVs, localizados em diferentes regiões. Com estas duas unidades novas, Hortolândia passa a ter agora 13 PEVs.
Os novos espaços estão localizados no Jardim São Sebastião, na Rua Professor Lúcio Alves da Costa, 90 (próximo à Associação de Moradores do bairro), e no Jardim Nova Alvorada, na Rua Alcebíades Marques, 15.

Os dois novos PEVs funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo para almoço entre às 12h e 13h, e sábado, das 9h às 15h.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). Não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento orienta os moradores a contratar caçamba.

De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, neste ano, os 11 PEVs do município já receberam 20.805 m3 de resíduos recicláveis.

MULTA
A prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa, que varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 3,6970 cada).

Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos por meio do aplicativo “Agenda Verde”, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também