quinta-feira, 18 abril 2024

Hortolândia vai plantar 20 mil árvores

Prefeitura cumpre uma das diretrizes estipuladas pelo programa estadual “Município VerdeAzul”, do qual a cidade participa 

A Prefeitura de Hortolândia planeja ampliar a quantidade de árvores na cidade. Para isso, a Administração Municipal iniciou um plano de arborização urbana. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a meta é plantar cerca de 20 mil mudas de árvores na cidade até 2024. Ainda segundo dados da secretaria, desde 2017 até este ano, já foram plantadas na cidade mais de 68 mil mudas.

Com a implementação do plano, a Prefeitura cumpre uma das diretrizes estipuladas pelo programa estadual “Município VerdeAzul”, do qual Hortolândia participa.

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna, o plano será implementado em três etapas. A primeira é fazer o levantamento dos prédios públicos onde pode ser feito o plantio de árvores. O levantamento é necessário para determinar a quantidade de árvores que serão plantadas. O objetivo é que todos os prédios públicos da cidade sejam contemplados com espécies arbóreas.

O levantamento foi iniciado, em 2019, com os prédios da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Foram contabilizadas as 58 escolas da rede municipal de ensino. Em virtude da pandemia do Coronavírus, o levantamento foi interrompido em 2020. De acordo com a engenheira agrônoma, o levantamento foi retomado neste ano. Com o apoio da Secretaria de Obras, o levantamento apontou a existência de 136 prédios públicos, incluindo parques socioambientais, na cidade.

A segunda etapa do plano é fazer o levantamento de espaços particulares e do sistema viário da cidade onde também podem ser plantadas árvores. O levantamento é realizado pelas secretarias de Mobilidade Urbana e de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. De acordo com Alynne Danielle Sant’Anna, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também participam do levantamento para verificar se há ou não árvores nos locais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também