sábado, 23 maio 2026
SUPERIDOSOS

Na semana do aniversário da cidade, Hortolândia homenageia três moradores com 100 anos ou mais

Entrega de placas aconteceu no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda II, e reuniu mais de 200 convidados
Por
Vagner Salustiano
Idosos centenários de Hortolândia estavam com boa disposição durante a homenagem. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Hortolândia promoveu, na sexta-feira (22), o evento “Envelhecer é a arte do saber viver”, em homenagem a moradores centenários da cidade. A ação aconteceu no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda II, e reuniu mais de 200 convidados.

A iniciativa integrou as comemorações pelos 35 anos de emancipação do município, que também conquistou, na mesma semana, o título de melhor qualidade de vida da RMC (Região Metropolitana de Campinas), segundo o IPS (Índice de Progresso Social) Brasil 2026.

Foram homenageados três moradores com mais de 100 anos: Floripes Conceição de Lima, de 101 anos, Enoch José do Carmo, de 100 anos, e José Martins de Oliveira, também com 100 anos.

Idosos e familiares celebram a vida
Durante o evento, familiares e homenageados compartilharam relatos e emoções. “Eu me sinto bem, mas eu tenho pedido para meu Deus que eu não quero morrer. E eu não vou morrer. Eu pedi a Deus, eu pedi a quem pode. Ele pode fazer. Se ele puder, ele faz, e eu fico contente”, afirmou Enoch José do Carmo.

O filho dele, Eliaquim José do Carmo, destacou a importância do momento. “É um privilégio muito grande ter o nosso pai com a gente nessa idade, aproveitar ainda hoje dos ensinamentos dele”, disse.

A filha de dona Floripes, Therezinha de Souza Mariano, também comentou a homenagem. “Isso é maravilhoso, é uma honra para a gente. É uma alegria muito grande para todos nós”, afirmou.

Já Eliene Alves da Silva, filha de José Martins, ressaltou a emoção da família. “É uma recompensa para nós. É um privilégio tê-lo com a nossa família nessa idade”, declarou.

Reconhecimento e valorização
Segundo a secretária de Governo, Ieda Manzano de Oliveira, a homenagem reforça o reconhecimento à história dos moradores mais antigos. “É consideração e reconhecimento por essas pessoas que ajudaram a construir a cidade”, afirmou.

A ação celebra o Dia Municipal das Pessoas Centenárias, instituído em 17 de maio.

Autoridades presentes entregaram as placas de reconhecimento aos centenários. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Atendimento à população idosa
A primeira-dama Maria dos Anjos destacou que o município pretende ampliar o atendimento à população idosa. “Hoje nós temos dois Centros de Referência do Idoso e queremos ampliar ainda mais esse atendimento”, afirmou.

Segundo ela, novos espaços estão em planejamento, incluindo um centro no bairro Terras de Santo Antônio, com foco em atividades e inclusão. “Os idosos são a história da nossa cidade e merecem todo o nosso respeito e cuidado”, completou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também