quarta-feira, 24 julho 2024

Nova UTI em Hortolândia já pode receber pacientes

Pacientes internados na antiga UTI serão transferidos para o novo espaço nos próximos dias 

O novo espaço conta ainda com área de apoio (Foto: Divulgação)

Hortolândia concluiu nova etapa nas obras do Hospital Municipal Dr. Mario Covas. A nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está disponível para uso de pacientes, informou a prefeitura municipal nesta quarta-feira (27). O local foi vistoriado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes (PL) e pelo secretário de Saúde, Denis André José Crupe.

A nova UTI tem nove leitos e um leito de isolamento. Para salvaguardar os pacientes internados, o espaço está equipado com o sistema IT Médico, cuja função é manter a corrente elétrica para não haver interferência nos aparelhos. O sistema conta também com um equipamento no break, que permite segurar a carga dos aparelhos por até 15 minutos enquanto o gerador não entra. O novo espaço conta ainda com área de apoio, que inclui sala de repouso para funcionários, copa, sala de expurgo e depósito de materiais de limpeza.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes internados na antiga UTI serão transferidos para o novo espaço nos próximos dias. O espaço da antiga UTI será reformado para abrigar cinco quartos de maternidade com alojamento conjunto. Cada quarto terá três leitos. No total, serão 16 leitos, sendo um de isolamento. No início da pandemia, a antiga UTI foi utilizada para atender pacientes com Covid-19.

O prefeito Zezé Gomes destacou que a nova UTI passará a receber atendimento com “cada vez melhor qualidade”. “Hoje é um grande dia que inauguramos a nova UTI com 10 leitos. Na pandemia, fizemos a UTI para receber os pacientes com Covid-19. Na época, muita gente questionou se esses leitos seriam só para o momento da pandemia e que depois não vai ter mais. Hoje, fazemos a abertura da nova UTI, que foi toda repaginada e equipada. Em breve, os pacientes internados serão transferidos para este espaço. Portanto, estamos entregando UTI de qualidade com equipamentos também de qualidade que vão ser a grande diferença na vida das pessoas. Também estamos disponibilizando serviços dentro do sistema da CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde)”, disse.

O secretário de Saúde explicou que a nova UTI recebeu aprovação do Ministério da Saúde. “Com a nova UTI, Hortolândia passa a atender rigorosamente de acordo com as normas necessárias para conseguir o credenciamento junto ao governo federal”, disse.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também