domingo, 16 junho 2024
ANIVERSÁRIO 33 ANOS

Prefeitura entrega mais 168 kits maternidade do Programa Cuidar

A ação intersetorial foi idealizada pelo Fundo Social e pelas secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde
Por
Redação
Kit contém itens essenciais para a saída da maternidade, como banheira, mantas, fraldas, entre outros

Mais 168 kits maternidade do Programa Cuidar foram entregues pela Prefeitura de Hortolândia no mês de abril. O programa tem o objetivo de garantir a oferta de itens essenciais para as mamães e para os bebês recém-nascidos. A ação intersetorial foi idealizada pelo Fundo Social e pelas secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde.

A cerimônia de entrega dos 168 kits maternidade reuniu gestantes, familiares, secretários municipais e o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, no Centro Pastoral “Dom Bruno Gamberini”, na Vila Real.

O prefeito Zezé Gomes destacou o caráter global do programa. “Este é um projeto que tem um significado muito especial, pois nos permite entrar nas casas das pessoas e acolher as gestantes neste momento tão especial.

Estamos alcançando a marca de quase 3 mil kits entregues, o que é muito gratificante. É importante que as mamães saibam que, além desses kits, podem contar com os diversos serviços oferecidos pela Prefeitura, como a oferta de empregos impulsionada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os cuidados e orientações da Secretaria de Saúde e a oferta de vagas nas creches para as crianças”, declarou Zezé Gomes.

O Programa Cuidar foi lançado em outubro de 2022, quando o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia se reuniu com as Secretarias de Saúde, de Educação e de Inclusão e Desenvolvimento Social a fim de idealizar uma ação intersetorial que atendesse mulheres a partir da 34ª semana de gestação que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde. A presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, manifesta a emoção em concluir mais uma entrega dos enxovais.

Desde que foi lançado, o Programa Cuidar contabiliza a entrega de 2.791 enxovais a gestantes de todas as regiões da cidade. O kit contém itens essenciais para a saída da maternidade, como banheira, mantas, fraldas estampadas, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, termômetros, bolsa para as mães, “mijãozinhos” para os bebês e um coletor de leite materno, uma forma de estimular a amamentação.

Francilene Belo foi a gestante escolhida para receber das mãos do prefeito Zezé Gomes a entrega simbólica do primeiro kit maternidade. “Eu sou mãe solteira, estou desempregada e pago aluguel. Então, a entrega desses kits para saída da maternidade me ajuda muito. Eu achei ótimo”, revela a gestante, que é atendida pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Jardim Amanda.

Hortolândia disponibiliza consultas de psicologia por telemedicina

A fim de facilitar o atendimento à população, a Prefeitura de Hortolândia implantou um novo serviço ao sistema de telemedicina e passa a oferecer consultas de psicologia aos sábados.

As consultas de psicologia pela telemedicina foram uma demanda de pacientes à saúde de Hortolândia. Segundo o coordenador geral dos serviços das Atenções Primária e Especializada da Secretaria de Saúde, Leandro da Silva Severino, muitos pacientes tinham dificuldade em conseguir participar das consultas de psicologia durante a semana em razão do trabalho ou estudo. “Por isso, desde abril, começamos a disponibilizar as consultas aos sábados, a partir das 8h. O objetivo é facilitar cada vez mais o acesso da população aos serviços de saúde ofertados pelo município”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço on-line de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso a um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio com microfone, autofalantes ou fones de ouvido. O paciente, então, recebe um link pelo qual o profissional de saúde o atenderá para avaliação de resultados de exames e orientações em saúde.

Hortolândia teve a telemedicina implantada pela Prefeitura em julho de 2022 e desde então realizou mais de 2 mil atendimentos. A central de telemedicina fica no Paço Municipal “Palácio das Águas”, sede da Prefeitura, e traz benefícios para os pacientes, que recebem atendimento com maior rapidez, evitando custos de deslocamento, além de proporcionar economia de tempo.

O município também economiza recursos materiais e financeiros com o serviço e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também