domingo, 14 abril 2024
ATUALIZAÇÃO TÉCNICA

Profissionais de saúde de Hortolândia têm capacitação sobre Dengue e arboviroses

Ação foi ministrada para 240 servidores municipais nesta quinta-feira
Por
Isabela Braz
FOTO: DIVULGAÇÃO

Com 403 casos notificados e 26 positivos, Hortolândia segue reforçando ações de combate a dengue para minimizar o impacto no município. Para isso, nesta quinta-feira (22), profissionais de saúde tiveram capacitação ministrado pela Prefeitura Municipal sobre como atuar em casos relacionados a arboviroses.

O curso foi ministrado na Câmara Municipal, tendo a participação de 240 servidores da rede municipal de saúde

A capacitação, ministrada pela Vigilância Epidemiológica, UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) e Atenção Básica, abordou as principais arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika). Também foram apresentadas as atualizações dos protocolos, referentes a essas doenças, preconizados pelo Ministério da Saúde e os números das notificações das arboviroses deste ano no município.

Ao longo desta semana, a Prefeitura de Hortolândia realiza visitas casa a casa e nebulização em diferentes regiões da cidade, passando essa semana pelos bairros Jardim Amanda e Parque dos Pinheiros.

Para saber em quais ruas, regiões e bairros serão realizadas as ações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974. Em caso de chuva, a ação casa a casa e a nebulização são canceladas.

Casos
De acordo com a UVZ, além dos 403 casos notificados de Dengue, dos quais 26 são positivos, foram notificados também sete casos de Chikungunya que estão em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso de Zika.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registrou em 2023 3.823 casos notificados de Dengue, dos quais 1.131 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya, o município registrou no ano passado 16 casos notificados, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Ainda no ano passado, Hortolândia registrou apenas um caso de suspeita de Zika, sendo que foi negativo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também