sexta-feira, 17 maio 2024

SESI Hortolândia é destaque na FEBRACE

Projeto apresentado pela unidade ficou em 4º lugar com apresentação de dispositivo contra violência à mulher 

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (24), no Centro de Pesquisa e Inovação da USP, em São Paulo, aconteceu a cerimônia de premiação da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Foram 500 projetos apresentados por jovens de todo o Brasil.

A atividade é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) e tinha como objetivo apresentar soluções inovadoras para atender demandas atuais da sociedade.

Alunos do SESI de Hortolândia foram premiados com a quarta posição com o projeto Click Help, um dispositivo que atua para auxiliar mulheres contra a violência sofrida todos os dias.

Não foi a primeira vez que o projeto ganhou destaque. Em dezembro do ano passado, o dispositivo foi vencedor na 10ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M. Idealizados por Alessandro Alves de Araújo e Thayná Quinteiro e recentemente com a participação da aluna Alana de França Silva, o projeto tem a orientação dos professores Carolina Fernanda de Andrade e Leonardo Panazzolo.

Com o foco na resolução de um problema social, o trio conseguiu ultrapassar os limites da escola, ganhando representatividade nacional.

De acordo com o professor Panazzolo, “acreditar no jovem como agente transformador do seu meio é confiar que podemos ter um futuro promissor, pois eles são capazes de fazer isso através da união, criatividade e tecnologia”.

A coordenadora da Febrace, Roseli de Deus Lopes reforça a oportunidade da participação de jovens na feira como meio de transformação. “Eles trazem questões e as aprofundam buscando referenciais que já estão na literatura, mas também coletando dados na localidade, seja na escola ou na comunidade. Essas crianças e adolescentes percebem como a ciência, a tecnologia e a geração de conhecimentos ajudam no empoderamento, porque eles procuram soluções para problemas que enfrentam”, declarou. 

Foto: Divulgação

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também