quarta-feira, 25 junho 2025

Vereadores de Hortolândia são presos acusados de ‘rachadinha’

Enoque Leal Moura (MDB) e Márcia Campos (PSB) são alvos de operação

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Policiais do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) detiveram na manhã desta quinta-feira (18) dois vereadores e um assessor por suposta prática de “rachadinha”, que é quando o assessor tem que devolver parte dos salários ao parlamentar. Na mira da operação, os vereadores Enoque Leal Moura (MDB) e Márcia Campos (PSB) foram levados para a delegacia de polícia.

Os mandados de prisão foram cumpridos após o pedido da 3ª Promotoria de Justiça de Hortolândia. Eles tiveram pedidos de prisão preventiva autorizados pela 1ª Vara Criminal de Hortolândia após serem denunciados pelo Ministério Público pela prática de “rachadinha”.

De acordo com a apuração da Promotoria, o vereador Enoque Leal exigiu por três meses R$ 1,2 mil de “rachadinha” do chefe de seu gabinete. O dinheiro então foi devolvido ao parlamentar em duas oportunidades, sendo uma delas no início do ano passado, por meio de transferência bancária. O assessor do parlamentar se negou a continuar transferindo parte do seu salário e foi demitido.

Conforme o Ministério Público, Márcia e Isaac pediam para uma assessora que com eles trabalhavam um “pedágio” de R$ 1 mil mensais entre ano passado e este ano.

Márcia é acusada de ainda pedir que a assessora pagasse o aluguel de uma ONG liderada por ela, o projeto Cão Feliz. Todos eles são investigados por concussão.

Os mandados de prisão foram cumpridos após determinação do juiz criminal André Forato Anhê.

A reportagem tenta contato com representantes dos parlamentares e assessor investigados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também