As Santas Casas se tornaram entidades de grande importância para a saúde brasileira, e um exemplo para o setor filantrópico brasileiro. Nesta quinta-feira (15) é celebrado o Dia das Santas Casas, sendo o mês de agosto dedicado para destacar a importância dessas entidades. Para se ter uma ideia da grandeza do segmento para a saúde dos brasileiros, no Estado de São Paulo, segundo dados divulgados no mês de maio, existem 405 instituições filantrópicas, contra 330 da administração pública e 358 particulares.
Para falar sobre a importância das instituições filantrópicas nos atendimentos ao SUS (Sistema Único de Saúde) e os desafios enfrentados pelas entidades, a equipe da TVTODODIA conversou com o diretor da Santa Casa de Santa Bárbara, Aparecido Donizete Leite, que enfatizou a importância dos institutos filantrópicos.
“Hoje os leitos filantrópicos eles são de extrema necessidade para o setor público. Então, isso acho que é de extrema importância para o poder público municipal, estadual e para o federal. E se não tivesse os leitos filantrópicos, muito provavelmente a saúde pública do município, do estado, já estaria em colapso”, comentou Leite.
Campanhas para melhorar o atendimento
A participação da comunidade se torna de suma importância para o funcionamento e manutenção dessas instituições filantrópicas. Quando se trata deste tema, a Santa Casa de Santa Bárbara está divulgando a campanha realizada pelo ciclista, Alex Bianco, denominada “Adote Um Leito”.
Após perder a mãe em junho de 2023, Alex sentiu o desejo de retribuir o cuidado que ela recebeu e reformar o leito em que ela esteve internada. E para isso está embarcando em uma jornada incrível. Ele irá pedalar da Inglaterra à Holanda para arrecadar fundos e promover o projeto “Adote um Leito” do hospital. No dia 10 de agosto ele partiu de Guildford, na Inglaterra, iniciando uma verdadeira maratona de bicicleta, cruzando terras e fronteiras.
“Então, nós estamos realizando esta campanha, fazendo essa divulgação. Então, esperamos que a comunidade barbarense, a comunidade, os empresários, os amigos e todos aqueles que possam colaborar com a gente. E ainda, conseguimos melhorar ainda mais o nosso atendimento”, enfatizou o presidente da Santa Casa.
O número de leitos clínicos filantrópicos também está em maior número no Estado: 51.454, contra 26.249 particulares e 31.322 públicos. As internações oncológicas em entidades filantrópicas somam 12.077, enquanto as na administração pública são de 8.685 e na particular de 15. Já na área de cardiologia foram feitos 6.572 atendimentos, contra 5.417 realizados em hospitais públicos e 17 em particulares.