quarta-feira, 19 junho 2024
DADOS DE 2023

Informativo Socioeconômico 2024 de Americana indica que índice de envelhecimento do município é um dos maiores do estado

Documento foi lançado nesta segunda-feira (10), no Paço Municipal
Por
João Victor Viana
Foto: Lucas Moraes / TV TODODIA

A Prefeitura de Americana lançou, nesta segunda-feira (10), o Informativo Socioeconômico 2024. A cerimônia aconteceu no Paço Municipal.

Começando a ser produzido em 1985, esse é o informativo de número 40 da cidade. No documento, são encontrados dados detalhados que envolvem saúde, educação, cultura, dados demográficos e diversas outras áreas, inclusive, com detalhes específicos de regiões do município.

A variedade de informação é de grande valia para a administração municipal, pois mostra as necessidades em que a o Poder Público precisa intervir com políticas públicas. Além disso, oferece subsídio para pesquisadores, estudantes, empreendedores e cidadãos que, de forma geral, necessitam de informações referentes à cidade.

Compuseram a mesa do evento o prefeito Chico Sardelli (PL), o vice-prefeito, Odir Demarchi (PSD), o secretário de Planejamento, Diego de Barros Guidolin, os vereadores Lucas Leoncine (PSD) e Thiago Martins (PL), além da socióloga Maria Aparecida Martins Feliciano, coordenação da elaboração do documento.

Maria Aparecida explicou o como funciona o processo de produção do informativo. “Através de e-mail, a gente coleta os dados de todas as unidades do município, não só as secretarias, mas trabalhamos também com o cartório eleitoral, cartório de registro civil, cartório de registro de imóveis, receita federal, receita estadual. Por isso é que demora seis meses porque além de solicitar as informações, a gente trabalha nelas e depois manda para a fonte para eles concordarem com a publicação”.

O informativo socioeconômico 2024 já está no ar e pode ser acessado através do banner rotativo encontrado na página principal do site da prefeitura, o www.americana.sp.gov.br.

“Esses dados são muito importantes para nos dar a certeza que estamos no caminho certo e também o direcionamento para podermos acertar no futuro da nossa cidade, planejando da melhor forma”, destacou o prefeito Chico Sardelli.

NÚMEROS QUE CHAMAM A ATENÇÃO

Segundo Maria Aparecida Martins Feliciano, os sensos da população foram os dados mais chamativos. A socióloga explica que pelas projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população aumentaria mais do que realmente aumentou.

“O envelhecimento do município de Americana é um dos maiores de todo o estado de São Paulo. Temos uma população idosa de 18,98%”, afirmou a responsável pelo informativo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também