Os vereadores de Americana e Santa Bárbara serão ranqueados pela população. Os rankings serão feitos, respectivamente, pelo aplicativo de denúncias Americana Melhor e pela página do Facebook Transparece 019. A intenção de ambos é cobrar os eleitos para o Legislativo e fazer funcionar interação com os moradores das duas cidades.
O desenvolvedor de sistemas Daniel Antoniassi, 39, autor do aplicativo Americana Melhor, criado ano passado para reunir denúncias e problemas cotidianos da população e buscar ponte com a prefeitura, está em contato com os vereadores. “Todo final de ano a partir deste vamos eleger os três vereadores mais atuantes”, adianta. O lançamento do ranking dos vereadores deve acontecer em breve.
Daniel pede aos vereadores para eles utilizarem o aplicativo para ajudar a população . “Já formulamos as regras do ranking e alguns vereadores já adotaram o app nos gabinetes. Tudo poderá ser acompanhado em tempo real no aplicativo”.
Ele pretende fazer ainda um ranking para os suplentes e outro de pessoas que não estão em um cargo público, mas atuam para ajudar a cidade. A intenção é mostrar as pessoas que estão comprometidas com a cidade, valorizando a atitude. “Assim, não só criamos um parâmetro de atuação política, mas mostramos quem se doa”.
Segundo o autor do Americana Melhor, a equipe do aplicativo está gradativamente incluindo vereador e gabinete para responder e intermediar soluções diretas para as denúncias realizadas pela população. “Ainda falam alguns, mas estamos evoluindo”.
O ranking será definido por assiduidade, projetos apresentados e fiscalizações realizadas. “É uma oportunidade do povo tomar conhecimento da atuação dos vereadores e cobrá-los. Aproveitamos também para apresentar o trabalho dos vereadores. De uma forma prática e objetiva e tudo em um mesmo lugar”.
SANTA BÁRBARA
O analista de licitações Marco Roza Filho, 27, é um dos fundadores do canal Transparece 019, que fará o ranking dos vereadores de Santa Bárbara. A página no Facebook surgiu em agosto, perto das eleições. De início, o foco é Santa Bárbara.
A Transparece 019 tem acompanhado as sessões da Câmara deste ano nos comentários pelo YouTube, interagindo com vereadores e com a população. Engenheiro eletricista, Marco cursa especialização em Infraestrutura de Saneamento Básico.
Ele conta que a ideia do Transparece019 surgiu através de curso que ele fazia de Excel Avançado e Power BI, onde utilizou os dados da Câmara de Santa Bárbara no portal da transparência para fazer análises.
“Com esses dados em mãos, comentei com meus amigos, e vimos como o acesso a essas informações eram de grande importância pra população, inclusive para saber monitorar o que os vereadores fazem”.
No entanto, antes de “jogar” os dados para a população, Marco e os colegas tinham uma preocupação em iniciar o conteúdo do canal “explicando algumas premissas e de como acessar essas informações”.
A ideia do ranking dos vereadores surgiu de duas fontes principais, de discutir o desempenho e as despesas dos vereadores com outro membro do Canal (Marcelo Olandin), e por ver a análise do Ranking dos Políticos (site que avalia deputados federais e senadores).
“A diferença do nosso ranking é que não tem viés ideológico na pontuação, somente a performance em proposituras, despesas e presenças”, destaca Marco.
“Outro ponto importante a destacar com a intenção do ranking é que, caso o próprio vereador veja o seu desempenho, ele perceba que tem pontos a serem melhorados”.
Segundo Marco, na segunda semana de fevereiro será publicado como ficou o ranking dos vereadores da legislatura de 2016 a 2020. A intenção é que a cada dois meses seja publicada atualização do ranking.
Marco diz que a importância da interação entre os políticos e a população é alta. “Inclusive, para que o próprio vereador ou prefeito entenda que a população está de olho no trabalho deles, e que saibam quais são as demandas necessárias no município”. O membro do canal destaca que o Transparece019 não apoia nenhum partido.
“Viemos com a intenção de que as pessoas consigam acessar as informações e busquem esclarecimento sobre determinados assuntos. Que seja um meio para a população compreender o que acontece no seu município”, explica.
Neste ano, o Transparece019 fará ainda vídeos de como acessar informações nas Câmaras e prefeituras.