quarta-feira, 24 abril 2024

Instalação de câmeras deve ser concluída nesta semana

A Gama (Guarda Armada de Americana) deve concluir ainda nesta semana a instalação das últimas câmeras de videomonitoramento na cidade. Ao todo, são 17 aparelhos fixos OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres), que serão usados para identificação de placas de veículos, em um sistema integrado com outros municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Entretanto, ainda não há uma previsão para que os aparelhos comecem a funcionar.

As quatro câmeras restantes estão sendo instaladas na Avenida Pinto Duarte, na altura do bairro Jardim Helena. Os outros pontos que já receberam os aparelhos são a Avenida de Cillo (quatro câmeras), Avenida Nossa Senhora de Fátima (quatro), e as ruas Cabo Oswaldo de Moraes e Dom Pedro II, no bairro Conserva (cinco).

A intenção da Gama é que todas as 17 câmeras comecem a operar ao mesmo tempo. No entanto, ainda não há uma data prevista para isso ocorrer. Em abril, o engenheiro da empresa MultiWay Comércio e Representações Ltda – que é a responsável pela instalação do sistema – , Rafael Pigotto,  disse que a previsão de funcionamento era para o final daquele mês, o que não se concretizou.

De acordo com o diretor da Gama, Marcos Guilherme, faltam “alguns detalhes técnicos” para o início da operação. Todas as informações obtidas pelas câmeras serão encaminhadas em tempo real para a Central de Monitoramento da guarda, que depois será interligada aos outros municípios da RMC que utilizam o sistema.

“O benefício é proporcionar mais segurança para a população, uma vez que com as câmeras espalhadas pela cidade podemos,de um único local e com um menor contingente, vigiar em tempo real vários locais ao mesmo tempo, e com tecnologia de primeiro mundo. Este sistema permite identificar veículos cadastrados, fazer dados estatísticos para a engenharia de trânsito”, explicou Marcos Guilherme.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também