sexta-feira, 17 maio 2024

Leitos voltam a 89% de ocupação

Duas semanas depois, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, voltou hoje a ter apenas dois leitos sem respiradores disponíveis. Em 26 de novembro também estavam ocupados 16 dos 18 leitos disponíveis para coronavírus sem respiradores na unidade. Em ambas ocasiões, a prefeitura ressaltou que avalia diariamente a situação e que tem retaguardas se necessário.

A Secretaria de Saúde informou ontem que “vem acompanhando diariamente a evolução da demanda, sendo que por enquanto a situação não tem se agravado ao ponto de não haver mais oferta de leitos”.

A pasta destacou, desta vez, que todos os hospitais da cidade dispõem de leitos de contingenciamento, não contemplados na oferta inicial, “e que podem ser utilizados caso a demanda supere a oferta atual”. Isso já ocorreu, segundo a prefeitura, entre os meses de maio e julho.

“Também é preciso ressaltar que o município conta com o apoio do serviço regional, que poderá eventualmente referenciar pacientes para outros municípios, se necessário”, informou.

Ontem, a ocupação de leitos de Covid-19 em Americana, entre a rede particular e pública, era de 43% com respiradores (de 56 no total, 24 estão ocupados) e de 42% sem respiradores (de 71 no total, 30 estão ocupados).

No hospital municipal, esses números eram de 47% com respiradores (de 17 no total, oito estão ocupados) e 89% sem respiradores (de 18 no total, 16 estão ocupados).

Os casos e internações da doença têm aumentado na região, assim como em todo o Estado, que recuou para a fase amarela do Plano São Paulo em 30 de novembro.

Americana: nova morte

A Prefeitura de Americana informou o registro de 24 casos e mais uma morte por coronavírus. A vítima é um idoso de 71 anos, morador do Vale das Nogueiras, que faleceu ontem, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Ele tinha doença cardíaca e diabetes. Americana tem 7.134 casos, com 185 óbitos.

Nova Odessa teve dez novos casos e foi a 1.387, com 56 mortes.

Sumaré divulgou seu boletim semanal na noite de terça-feira (8), com mais 140 casos e duas mortes, chegando a 7.398, com 265 óbitos.

Ontem, Santa Bárbara d’Oeste registrou mais 26 casos e foi a 7.079 infectados, com 202 óbitos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também