O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta sexta-feira (7) uma nova escola estadual em Limeira construída por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada). A Escola Estadual Jardim Lagoa Nova, localizada na Rua Sebastião Camargo, é a quarta unidade inaugurada pelo programa PPP Novas Escolas.
A construção integra o Lote Leste da parceria, que prevê investimentos de R$ 2,1 bilhões ao longo de 25 anos de concessão. Pelo modelo, a iniciativa privada é responsável pela construção e manutenção das unidades, enquanto o Estado mantém a gestão pedagógica, incluindo professores, diretores e material didático.

Concessionária cuidará da estrutura
Segundo o presidente do conselho da SP Mais Escolas, Felipe Mahana, a concessionária é responsável pelo projeto, construção e operação não pedagógica da unidade. “A parte de ensino, material didático, professores e diretores continua com o Estado e com a Secretaria de Educação”, afirmou.
Entre os serviços prestados pela empresa estão manutenção predial, limpeza, zeladoria e preparo da alimentação escolar. A unidade oferece almoço e dois lanches por dia aos estudantes. A escola de Limeira faz parte de um conjunto de 16 unidades previstas no contrato. Segundo a concessionária, oito já foram entregues, outras duas devem ser concluídas até o fim deste ano e as seis restantes serão entregues posteriormente.
Unidade pode atender 1.300 estudantes
A diretora da Escola Estadual Jardim Lagoa Nova, Janaina Bellotti, afirmou que a estrutura foi planejada para contribuir com o processo de aprendizagem e tornar o ambiente mais atrativo para os alunos. Segundo ela, a unidade conta com espaços de inovação, sala de recursos, sala de leitura e quadra esportiva. “Tudo isso acaba atraindo o nosso aluno, fazendo com que ele queira estar na escola e isso já é uma vantagem bastante positiva”, destacou.
Atualmente, a escola possui 358 estudantes matriculados, mas tem capacidade para atender até 1.300 alunos distribuídos em 30 salas de aula. Neste momento, dez salas estão em funcionamento. A diretora também ressaltou que a entrega atende a uma demanda antiga da população da região.
Prefeito destaca obra aguardada
O prefeito de Limeira, Murilo Félix, afirmou que a inauguração representa a concretização de uma expectativa antiga dos moradores. “Hoje eu posso realizar um sonho de estar aqui inaugurando essa escola. Uma obra que foi, em tempo recorde, sete meses de construção”, declarou.
O prefeito também destacou a parceria com o Governo do Estado e citou investimentos realizados na educação municipal, como a ampliação do ensino em tempo integral e ações voltadas à tecnologia.
Estado pretende ampliar modelo
O secretário estadual da Educação, Renato Feder, afirmou que o modelo de parceria permite dividir responsabilidades entre o Estado e a iniciativa privada. Segundo ele, o Governo permanece responsável pelo ensino e aprendizagem, enquanto a concessionária cuida da infraestrutura, equipamentos, laboratórios e limpeza das escolas. “É uma mudança muito grande aqui em Limeira, nesse bairro que precisava muito. Um acontecimento histórico”, afirmou.
O programa prevê a construção de 33 escolas nesse modelo em todo o Estado de São Paulo. De acordo com o secretário, 16 unidades já estão em funcionamento e as demais deverão ser entregues nos próximos meses.
Com a inauguração da Escola Estadual Jardim Lagoa Nova, Limeira amplia a oferta de ensino em tempo integral e passa a atender uma demanda histórica da região.





