sábado, 20 julho 2024
ANIVERSÁRIO

Loja maçônica Sublime Universo 125 completa 60 anos

Instituição dedica-se à filantropia e ao desenvolvimento humano
Por
Danilo Bueno
Foto: Reprodução

A Loja Maçônica Sublime Universo 125, instituição respeitável, agora sexagenária, ligada à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP), celebrou junto aos seus membros a importante marca alcançada no dia 13 de junho de 2024. A comemoração foi realizada com um fino jantar no Clube do Bosque, em Americana, relembrando momentos importantes como a sua fundação, seus fundadores, presidentes antecessores e a importante contribuição ao desenvolvimento da cidade, como a atração de grandes indústrias, o fomento da filantropia e a dedicação no desenvolvimento filosófico do ser humano.

Para quem não conhece a maçonaria, que ainda é muito mistificada por uma ideia distorcida e multicentenária, trata-se de uma fraternidade que é formada exclusivamente por homens de diversas formações profissionais, intelectuais e teológicas. São figuras proeminentes em suas áreas de atuação e entendidos como referências que possam contribuir para o desenvolvimento social.

A maçonaria surgiu em como sociedade filosófica e filantrópica tendo sido fundada em 24 de junho de 1717, na Inglaterra. Foi ideia de dois pastores protestantes, James Anderson e J. T. Desaguliers, alinhados com os princípios do livre pensamento que nortearam o movimento conhecido como iluminismo e influenciaram importantes acontecimentos mundiais, como a Revolução Francesa, a independência dos Estados Unidos da América e a Proclamação da República do Brasil.

TV TOODODIA acompanhou a comemoração pelos 60 anos da entidade.

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE

O lema que ficou conhecido com a Revolução Francesa é um dos pilares da maçonaria, que tem em seus membros a liberdade de atuação e pensamento; a igualdade entre todos, independentemente de formação e condição financeira; e a fraternidade, a harmonia entre todos. No princípio, os maçons (palavra francesa que significa ‘pedreiro’), eram os mestres da construção de templos, palácios e outras edificações. Tinham a habilidade de lapidar a pedra para a realização de suas obras e hoje, os maçons ‘lapidam o ser’.

“Hoje, a maçonaria quase como uma escola de filosofia, que você vai exatamente lapidar, vai melhorar o ser humano, a partir do momento que você melhora esse ser humano, ele auxilia mais a sociedade em si. Por causa disso, que nós somos considerados como os construtores sociais, nós aqui temos que ajudar a sociedade em si a se melhorar, então, melhorando o ser humano, você melhora tudo em turno dele, todas as atividades aonde ele vai trabalhar, aonde ele vai atuar, ele vai atuar com mais esmero, sempre tentando algo melhor.” Essas foram as palavras do Venerável Mestre Maçom da Loja Sublime Universo 125, José Roberto Bertini, explicando o que é ser maçom.

Estes 60 anos de fundação registram a importância da sociedade maçônica que já reuniu prefeitos, vereadores, industriais, profissionais liberais, juristas, dentre tantas outras personalidades sociais locais.

“Normalmente pessoas que acabam se destacando pela atividade, principalmente atividade comum, de atividade normalmente também sem mineração, por vontade, por querer ajudar o próximo, essas pessoas, se eles não são, eles acabam sendo convidados a se tornarem maçons, né, pessoas que se destacam pela sua capacidade, pela sua boa vontade, então a Sublime Universo atinge hoje os 60 anos e temos certeza de que fez muito, já, pela cidade de Americana e continuará fazendo com certeza. A fraternidade é o ponto principal nosso. Somos todos irmãos, somos todos fraternos e lá dentro todos somos iguais. Lá dentro se esquecem cargos, se esquecem riquezas, todos são iguais, todos são nivelados, por isso nós temos um nível com um dos nossos símbolos. Todos são iguais, todos têm que manter uma posição de retidão junto da sociedade, junto de sua família principalmente. A importância da família para o maçom, a importância da esposa, o maçom não pode entrar na maçonaria se não tiver o aval da esposa, então é muito importante manter essa retidão em tudo o que a gente faz na vida”, complementa Bertini.

Venerável Mestre José Roberto Bertini, A.R.L.S. Sublime Universo 125. Foto: TV TODODIA

QUAL É O SIGNIFICADO DE SER MAÇOM?

“Ser maçom, na minha visão, ou numa visão mais ampla e não restrita, é você ser aquele diferencial dentro da sociedade que todo mundo espera que o ser humano seja. Que seja aquela pessoa justa, perfeita e com muita moral e com muita ética e dedicação, que a única preocupação de fazer melhor a sociedade”, afirmou o Eminente Grão-Mestre-Adjunto, Joaquim Domingues Filho, que representou o Grão-Mestre Jorge Anísio Haddad, da GLESP neste evento comemorativo.

Ainda segundo as palavras de Domingues Filho, dentro desta longa tradição da maçonaria no Brasil, em que Americana é uma participante novata, “A maçonaria em Americana é forte, é pujante e tem feito a diferença dentro do seio dessa sociedade. A maçonaria nessa região tem uma força que até eu digo desconhecida, mas que hoje, no cargo que estou ocupando dentro da Grande Loja, conhecendo melhor os trabalhos, não da Sublime Universo, mas de todas as Lojas dessa região, eu digo que estou muito feliz e satisfeito. A Grande Loja tem um grande orgulho de estar presente hoje comemorando os 60 anos da 125.”

Eminente Grão-Mestre-Adjunto Joaquim Domingues Filho, GLESP. Foto: TV TODODIA

A FESTA

Também houve a homenagem ao Mestre Provectum, Oswaldo Paciulli, que completou neste domingo (23) 93 anos de idade e que foram celebrados com muita alegria por todos os convidados.

A festa continuou noite adentro com o baile e o jantar oferecido aos convidados que tiveram muitos motivos para celebrar com alegria esta sexta década existencial com o agrupamento de membros notáveis da sociedade local.

Foto: TV TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também