sexta-feira, 12 abril 2024
MUTIRÃO SAÚDE DA MULHER

Mais de 1.200 exames realizados em Americana

Ação gratuita oferece mamografias e Papanicolau em unidades de saúde e na Praça Comendador Müller
Por
Redação
Foto: Amauri de Souza

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou o acesso aos exames preventivos do câncer feminino com a realização do “Mutirão Saúde da Mulher”. A iniciativa, que começou no dia 2 de março e segue até o dia 23, já beneficiou mais de 1.200 mulheres com a realização de mamografias e Papanicolau.

Nesta segunda-feira (4), o mutirão chegou à Praça Comendador Müller, no Centro, com a oferta de mamografias para mulheres previamente chamadas pela Secretaria de Saúde. A ação, que se estende até o dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), tem capacidade para realizar 70 exames por dia.

“O mutirão é uma oportunidade importante para que as mulheres coloquem a saúde em dia e realizem exames preventivos que podem salvar vidas”, destaca o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira. “Ampliamos o acesso aos exames por livre demanda, aos sábados, e durante a semana estamos atendendo as mulheres que já têm agendamento previsto.”

No dia 9 de março, o “Dia D” da ação, as unidades de saúde dos bairros São Vito e Jardim Guanabara oferecerão mamografias e Papanicolau sem necessidade de agendamento. As unidades Praia Azul, Antônio Zanaga, São Domingos e Vila Galo também oferecerão Papanicolau no mesmo dia.

Ampliação do acesso

A iniciativa da Prefeitura de Americana visa ampliar o acesso aos exames preventivos, que são fundamentais para a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. A mamografia é recomendada para mulheres entre 35 e 69 anos, enquanto o Papanicolau é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos.

Para realizar os exames, as mulheres devem apresentar comprovante de residência em Americana, cartão SUS e um documento com foto. O atendimento pode ser feito em qualquer unidade participante, independentemente da região do município onde a mulher reside.

Confira a programação completa:

Dias 4, 5, 6, 7 e 8 (segunda a sexta):

Mamografias apenas para mulheres com agendamento
Local: Praça Comendador Müller – Centro
Dia 9 (sábado) – “Dia D”:

Mamografias e Papanicolau
UBS São Vito – Rua Vicente Caravieri, nº 300
UBS Jardim Guanabara – Rua Jacarepaguá, nº 320

Papanicolau:

ESF Praia Azul – Rua Maranhão, nº 1.213
ESF Antônio Zanaga – Rua Adelmar Tavares, nº 185
UBS São Domingos – Rua Salvador Giordano, nº 320
UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250
Dia 16 (sábado):

Mamografias e Papanicolau
ESF Praia Azul – Rua Maranhão, nº 1.213
ESF Antônio Zanaga – Rua Ademar Tavares, nº 185
UBS Jardim Boer – Rua Romildo Bosqueiro, nº 55
Dia 23 (sábado):

Mamografias e Papanicolau
UBS Vila Mathiensen – Rua das Alfazemas, nº 316
UBS Vila Galo – Rua Quintino Bocaiúva, nº 1.250
Resultados positivos

O mutirão “Saúde da Mulher” tem sido um sucesso, com grande procura pelas mulheres. A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Americana com a saúde feminina e a importância da prevenção do câncer.

Ações de conscientização

Além dos exames preventivos, a Secretaria de Saúde também promove ações de conscientização sobre a importância da saúde da mulher. Palestras, workshops e campanhas educativas são realizados ao longo do ano para informar e orientar as mulheres sobre os cuidados com a saúde.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também