quarta-feira, 29 maio 2024
SAÚDE

Mais de 8 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Hortolândia

O Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será neste sábado (13), das 08h às 17h, nas UBSs Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo e Rosolém
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação

A campanha contra a gripe segue em Hortolândia. Segundo os dados divulgados pelo Governo do Estado, mais de 8 mil pessoas já receberam já foram imunizadas no município. As doses estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h30. A campanha vai até o dia 31 de maio.

Os públicos prioritários a serem imunizados são: crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas e idosos acima de 60 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é vacinar 90% dessas pessoas. Ainda conforme dados compilados pelo governo do Estado, a cobertura vacinal de crianças é 6% (948 doses aplicadas), gestantes também é 6% (138 doses aplicadas), puérperas é 2% (10 doses aplicadas) e idosos é 16% (4.946 doses aplicadas).

Também receberão a dose do imunizante: povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidade a partir de seis anos, pessoas com doença crônica, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade e população em situação de rua. Já para estas pessoas, não há meta de vacinação.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, salienta que a vacina é segura e não provoca nenhuma reação. “O que pode acontecer é a pessoa ficar com a parte do braço dolorida onde recebeu a vacina. Caso isso ocorra, a orientação é fazer compressa com gelo. A dor dura, em média, dois dias”, destaca a coordenadora.

Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). A coordenadora ressalta que, ao ser imunizada, cada pessoa será identificada nominalmente, por meio do CPF, no sistema do Ministério da Saúde, tal como é feito na vacinação contra a COVID-19 e nas vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação.

DIA D DA CAMPANHA

A Prefeitura de Hortolândia informa que o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será neste sábado (13). A imunização será realizada das 8h às 17h nas UBSs Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo e Rosolém.

No Dia D também será feita a aplicação de doses das vacinas que constam do calendário nacional de imunização, com exceção de BCG. Por isso, é importante levar a carteira de vacinação. A coordenadora Ana Paula Fernandes ressalta ainda que no Dia D haverá vacinação contra COVID-19 para crianças.

“Por isso, reforçamos a orientação para que a população aproveite o Dia D para atualizar as demais vacinas de rotina e atualizar a proteção das crianças contra a COVID-19. Lembramos que a vacina contra a gripe pode ser tomada no mesmo dia simultaneamente com outras vacinas”, explica a coordenadora.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também