quarta-feira, 24 abril 2024

Maria Giovana Fortunato: novos ventos para políticas sociais e saúde pública

Uma das representantes jovens de maior destaque nos últimos anos, pré-candidata a deputada federal une lideranças no grupo “Mulheres pela Vida” 

“mulheres pela vida” | Lideranças femininas integram grupo para acompanhar indicadores do público feminino (Foto: Divulgação)

Uma das representantes femininas jovens de maior destaque nos últimos anos – representante do interior paulista e da RMC (Região Metropolitana de Campinas) -, Maria Giovana Fortunato é pré-candidata a deputada federal e é a atual vice-presidente do PDT no Estado de São Paulo.

Eleita vereadora em Americana aos 24 anos, onde cumpriu o mandato de 2017 a 2020, a sanitarista é formada em Saúde Coletiva pela UFRGS, cursou MBA em Gestão de Saúde e é a mulher mais votada na Região Metropolitana de Campinas nos últimos 10 anos, quando foi candidata à prefeitura de Americana.

Aos 29 anos, sua forte atuação no cenário político permitiu estímulos à mudança social – principalmente nas áreas da saúde e políticas sociais – atuando sempre com foco no coletivo e humano.

Sua história na área da saúde revela grande vocação no “cuidar das pessoas”, do SUS e da saúde pública – uma de suas principais defesas de sua pré-candidatura.

Falar de Maria Giovana é falar sobre saúde pública, mulheres na política e análises sobre políticas pós pandemia. “Temos direitos básicos a serem reinvidicados, como saúde e educação pública de qualidade”, defende Maria Giovana.

Durante o mês de março, mês da mulher, a pré-candidata visitou muitas cidades da RMC para entender e debater sobre as reais necessidades das mulheres. Deu início ao grupo “Mulheres pela Vida” que junto a mais de 50 lideranças femininas da região estuda e acompanha a partir de agora indicadores sensíveis para o público feminino e que afetam diretamente seus filhos e sua família.

Taxa de de feminicídio e de mortalidade materna, por exemplo. “É preciso superar o feminicídio, a violência contra as mulheres, o desemprego, melhorar a educação e nunca mais esperar na fila dos hospitais para ter atendimento” acrescenta Maria Giovana.

“Vamos conversar com os prefeitos, fazer esse levantamento de dados, articular e cobrar políticas públicas que melhorem esses indicadores”, disse.

Na prática, segundo a pré-candidata Maria Giovana, em Brasília as mulheres e homens da RMC poderão contar com uma parlamentar que irá cobrar a atuação presente do estado na promoção constante da melhoria do bem-estar social e da saúde coletiva nos municípios da região.

Transformar, sem perder jamais a sensibilidade de ouvir e sentir as dores dos que mais precisam. Desta forma, Maria Giovana segue sua missão, que felizmente está no início e promete bons frutos à nossa sociedade. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também