sábado, 20 abril 2024

Marta Rocha é a primeira mulher no comando da Polícia Civil na região

A delegada Martha Rocha de Castro é a primeira mulher a assumir o comando da Polícia Civil na região de Americana. Desde ontem, ela é a delegada responsável pela Seccional de Americana, que abrange nove municípios.

 

Com nome de Miss Brasil, a delegada é alheia ao discurso feminista. Ela acredita que a atuação da mulher em áreas consideradas até pouco tempo um ambiente masculino se deve à competência. “Eu penso que ao se escolher um profissional para ocupar o cargo, o que deve ser levado em conta é a competência e capacidade e não a questão de gênero”, afirmou. “Deve ser feita uma escolha imparcial, não podemos estigmatizar por ser mulher”, acrescentou.

 

Com 40 anos de experiência na Polícia Civil, ela já esteve à frente das seccionais de Mogi Guaçu, Santo Amaro e Diadema, além de atuar em departamentos como o DAP (Departamento de Administração e Planejamento) e ser a primeira titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Jundiaí.

 

A nomeação e designação de delegados para as seccionais da área de abrangência do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), na qual Americana está inserida, faz parte das mudanças promovidas pelo delegado Antônio Luís Tuckumantel que assumiu o departamento com sede em Piracicaba.

 

Desde a sexta-feira (29), Tuckumantel passou a coordenar a Polícia Civil em 52 municípios da região. O novo diretor assumiu a vaga deixada pelo delegado Paulo Afonso Bicudo que é novo Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo. A nomeação foi divulgada na terça-feira (26), no DOE (Diário Oficial do Estado). 

 

Bicudo assume definitivamente o cargo que estava vago há três meses, desde a saída do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que se afastou no prazo legal para participar das eleições presidenciais deste ano, em outubro. Desde então, o atual governador Márcio França (PSB) ainda não tinha definido quem assumiria a cadeira.

 

Marta Rocha substitui o delegado Paulo Afonso Tucci, que ficou por cerca de três anos em Americana e assume cargo na Divisão de Investigações Sobre Crime Contra a Fazenda, em São Paulo.

 

 

Competência

 

Nascida em Araçatuba, Martha Rocha ingressou na Policia Civil em 1978 como investigadora. Sete anos depois, prestou concurso para delegada de polícia e iniciou a carreira. “Atuei como titular em delegacias da região de Mogi das Cruzes e em 1987 assumi a DDM de Jundiaí”, contou.

 

A seccional afirmou que terá como foco o fortalecimento da Policia Civil com maior produtividade e bons resultados. “As mudanças devem ser implementadas a partir do momento em que eu tiver conhecimento da realidade das delegacias”, afirmou se referindo aos municípios que estarão sob sua responsabilidade.

 

Além de Americana, outra mulher assumirá seccional na área do Deinter-9. A delegada Elaine Biasoli assume – também a partir de segunda-feira – a delegacia seccional de Limeira.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também